Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.8.10

O escritor Armindo Trevisan está com Tarso Genro | Notícias | Tarso 13

O escritor e professor Armindo Trevisan assinou o Manifesto pela Cultura lançado pela Unidade Popular pelo Rio Grande e aproveitou para encaminhar um texto em que justifica o seu voto em tarso Genro. Confira:

Tarso é um dos raros políticos que tem condições de avaliar a problemática cultural. Ele é, inclusive, uma garantia de que é possível tirar nossa cultura do impasse em que se encontra, subvencionando-a e tornando-a, por assim dizer, um ítem da cesta básica de qualquer cidadão.

A verdade é que estamos atravessando uma fase de desânimo, de desinteresse, de desestímulo, que se reflete, de modo particular, na nossa educação, e nos setores da expressão artística: cinema, artes visuais, música, literatura, tradicionalismo, artesanato, etc.

Ao mesmo tempo que tem consciência da importância da Globalização e das inovações da Internet, Tarso conhece o lado ardiloso de tais inovações, e de seus prazeres voláteis. Ele é um dos únicos políticos que conheço para quem o binônio ética-estética é mais do que um acessório de maquiagem política…

Ética e estética, para Tarso, se complementam na incorruptibilidade do desempenho público, e na obrigação moral de promover todas as formas de criação cultural, pessoais ou coletivas.

Investir em política – sejamos razoáveis – é responsabilidade. Significa garantir um mínimo de espaço à liberdade pessoal dos cidadãos, e promover mitos e utopias do inconsciente coletivo. Porque, sem a memória histórica, sem a sensibilidade e a imaginação criadoras dos cérebros e dos corações mais lúcidos e projetivos, o exercício político acaba esterilizando-se em miragens sócio-econômicas que não preservam nem a identidade do povo, nem sua capacidade de enfrentar os desafios da distribuição de renda.

FOTO: Site da Editora L&PM

http://www.tarso13.com.br/2010/08/o-escritor-armindo-trevisan-esta-com-tarso-genro/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz