Aguarda-se, para as próximas horas, uma enérgica manifestação do senador Pedro Simon (PMDB-RS) pedindo o afastamento do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) da chapa que concorre ao governo gaúcho. Vice de José Fogaça na disputa estadual, Pompeo de Mattos integra a lista de 28 candidaturas divulgada ontem pela Procuradoria Regional Eleitoral que estariam enquadradas nos termos do Projeto Ficha Limpa, aprovado recentemente no Congresso Nacional. O deputado estaria com a "ficha suja" em função de uma condenação pelo uso ilegal de albergues para angariar votos.
http://www.youtube.com/watch?v=HolBeFjDPRI&feature=player_embedded
De iniciativa popular, o Projeto Ficha Limpa impede as candidaturas de pessoas condenadas em segunda instância pelos crimes contra a economia popular, contra a administração pública, contra o sistema financeiro, contra o meio ambiente, contra a saúde pública, contra a dignidade sexual, e ainda por formação de quadrilha, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, trabalho escravo.
Entusiasta do projeto, Simon anunciou, no início de junho, que havia decididoaplicar a Lei do Ficha Limpa no PMDB gaúcho nestas eleições. No Congresso Nacional, o senador defendeu o projeto dizendo que ele permitiria "um país onde gente séria fica na política e gente corrupta fica de fora. Os eleitores, acrescentou Simon, devem se preocupar com a vida pregressa dos candidatos. "Estará na internet a ficha de todos os candidatos e o povo poderá votar com conhecimento de causa".
Clique AQUI para ver os nomes que integram o "listão" de impugnados da Procuradoria.
Foto:Site do PMDB-RS
Tuitar este post
Nenhum comentário:
Postar um comentário