Capitalismo: a fonte da corrupção (por Marino Boeira)
Mesmo que a chamada Operação Lava Jato tenha sido montada para destruir o PT e sua proposta de um governo reformista – é possível que já tenha atingido este objetivo quando este artigo tiver sido publicado – ela já provocou outro efeito.
Com a prisão dos presidentes de dois dos maiores grupos empresariais brasileiros, ficou claro que a fonte da corrupção está a existência de um sistema econômico que coloca o lucro a qualquer custo como meta e não em um ou outro empresário corrupto.
Essa fome de lucro – que passa por cima de qualquer outro objetivo – faz parte da essência do capitalismo. Nesse sistema, o ser humano é apenas uma peça dispensável de um mecanismo que funciona independente de quem sejam seus agentes.
Não existem bons ou maus capitalistas. Os grandes empresários que foram presos apenas cumpriram os papeis que o sistema reservou para eles.
Eles pagam propinas para ganhar negócios, eles sonegam os impostos que faltam para que o Estado possa construir escolas e hospitais, eles corrompem os meios de comunicação, financiando através da publicidade suas existências.
O esforço dos grandes veículos da mídia em tentar particularizar em um e outro empresário as fontes da corrupção, faz parte da tentativa de mudar o foco gerador dessa grande crise institucional.
Dentro de um sistema corrupto pela sua origem, as pessoas que o comandam – embora possam se diretamente beneficiadas – são apenas meros figurantes.
Corrupto é sempre o sistema capitalista, porque ele não tem outro fim do que se reproduzir permanentemente, mesmo que seja com a destruição de todos os valores morais dos seres humanos.
E mais do que isso, na sua sanha desvairada em busca de ganhos a qualquer custo, ele vai celeremente destruindo as possibilidades de vida saudável sobre a terra.
Por tudo isso, nunca é demais relembrar Rosa Luxemburgo e sua profética sentença: "socialismo ou barbárie".
Ps: Enquanto isso, um grupo de senadores tucanos, por falta do que fazer aqui, resolve promover um passeio turístico à Venezuela às custas do dinheiro público, de onde felizmente é corrido pela população.
Marino Boeira é professor universitário.
http://www.sul21.com.br/jornal/capitalismo-a-fonte-da-corrupcao-por-marino-boeira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário