Inscrições para 38ª Romaria da Terra
A Romaria da Terra do Rio Grande do Sul é marcada como a segunda mais antiga do Brasil e é celebrada no estado sempre na terça-feira de carnaval, aniversário da morte de Sepé Tiaraju. A Arquidiocese de Passo Fundo acolhe pela quarta vez o encontro, que já ocorreu em 1982, na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca. Neste ano acontecerá em David Canabarro, no dia 17 de fevereiro de 2015, terá como tema "Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social", e lema "Eu darei esta terra a sua descendência" (Gn 12, 7).
Uma das novidades desta edição da romaria é a realização da Mostra de Ações Sociais Solidárias, que será promovida pela Cáritas Arquidiocesana, Emater, Paróquia Sagrada Família e Prefeitura Municipal de David Canabarro. A partir do sucesso da mostra realizada na Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, a equipe de coordenação da Romaria da Terra percebeu a importância da iniciativa, que possibilita divulgar e fortalecer a ação social desenvolvida na arquidiocese.
Nesta edição participarão cerca de 50 grupos de todo o Rio Grande do Sul, especialmente empreendimentos da Economia Popular Solidária e agroindústrias da região, disponibilizando uma grande variedade de produtos como artesanatos, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos. Além destes, também estarão outras entidades e movimentos sociais ligados a questão da terra.
Simone Zanetti, membro da coordenação colegiada da Cáritas Arquidiocesana, reforça: "É uma parceria muito importante e significativa entre a Cáritas, Emater, Prefeitura e Paróquia, em prol do fortalecimento da Economia Solidária e das agroindústrias da região. A mostra será um espaço de exposição, comercialização e integração entre os diferentes grupos participantes, valorizando as questões sociais e permitindo que os romeiros e romeiras conheçam as ações da Igreja na arquidiocese".
No modelo de gestão da propriedade tradicional, todos trabalham, mas somente o pai decide sobre a divisão do resultado do trabalho (rendas) e dos rumos da propriedade. Tudo isso, associado às incertezas relacionadas ao processo de transmissão da terra, não devem ser descartados como importantes estimulantes para a antecipação da saída do jovem do meio rural.
Só será possível a permanência e a boa convivência das pessoas no meio rural, além da produção de alimentos saudáveis, com menor carga de agroquímicos e um maior compromisso com a preservação ambiental, diferentemente do atual modelo de produção predominante (Vilmar Wruch Leitzke).
As pessoas que desejarem participar devem se inscrever na coordenação de pastoral até dia 10 de fevereiro, valor da passagem R$25,00. Saída às 5hs da manhã e volta no final da tarde. Telefone: 3211 5032.
Fonte: Pe. Adilson Zilio - http://www.diocesedecaxias.org.br/site/conteudo_noticias.php?cod_noticia=2772#.VNQJw9LF_3E
.....................................................................................................................................................................................................
Tema: "Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social"
Lema: "Eu darei esta terra à sua descendência" (Gn 12, 7)
Clique para visualizar o quadro de todas as romarias realizadas no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário