Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.11.07

Justiça obriga a rotulação de todo tipo de alimento transgênico

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Ministério Público Federal ganharam nesta segunda-feira (12) uma sentença judicial. A sentença obriga todos os fabricantes de produtos que contenham transgênicos a utilizarem um rótulo de alerta com o símbolo “T”. A decisão da juíza Isa Tania Cantão Barão Pessoa da Costa, do Distrito Federal (DF), determina que mesmo os produtos que contenham menos de 1% de organismos geneticamente modificados tenham que conter o alerta.
.
A exigência valia só para produtos que contém mais de 1% de transgênicos, fato que segundo o coordenador de ações judiciais do Instituto de Defesa do Consumido (Idec), Paulo Pacini, contraria um direito do consumidor.“Estipular-se um piso [1%] para que essa informação chegue ao consumidor é contrario [ao estabelecido] do código de defesa do consumidor, o qual tem o direito à informação plena e irrestrita sobre o produto que vai consumir”.
.
Paulo Pacini afirma que a população brasileira consome produtos transgênicos sem saber e que o governo mostra-se resistente em aceitar a decisão da justiça, devido a grande pressão que sofre da indústria alimentícia.“A indústria alimentícia influencia a decisão do governo invocando o problema dos custos [de segregar e avaliar produtos com percentual inferior a 1%]. Se for necessário gastar rios de dinheiro para que o consumidor receba a informação a que ele tem direito por lei, a indústria terá de arcar com esse custo”.A União afirmou que vai recorrer da decisão.
.
De São Paulo, da Radioagência NP, Juliano Domingues.13/10/07

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz