Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.2.07

MINISTÉRIO QUER DEMOCRATIZAR ACESSO AO CINEMA


É difícil resistir a uma sessão de cinema, mas muita gente não tem essa chance – seja pela distância ou pelo preço do ingresso. O primeiro passo da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para democratizar o acesso ao cinema foi dado nesta segunda-feira (05), em São Paulo, com o lançamento do Programadora Brasil (clique aqui para ver a reportagem em vídeo).

O Programadora vai funcionar como uma distribuidora de filmes nacionais para espaços não-comerciais, como cineclubes e universidades públicas, que exibirão os filmes de graça.
“A oferta gratuita é uma forma de trazer consumidores para o cinema”, afirmou o ministro da Cultura, Gilberto Gil, presente ao lançamento.

O arquivo do Programadora Brasil conta com 126 títulos, cobrindo 90 anos de cinema nacional. A intenção é chegar a mil filmes até o final do ano.

Entre os títulos estão “Bebel, garota –propaganda”, de 1967, do diretor Maurice Capovilla, e o recente e premiado “O prisioneiro da grade de ferro”, de Paulo Sacramento, de 2004.

Os títulos serão vendidos por R$ 25,00 cada um ou em pacotes de três ou mais títulos. Os pontos de exibição que quiserem ter acesso ao projeto devem se cadastrar no site www.programadorabrasil.org.br.

A única exigência é que as exibições sejam gratuitas.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz