A Romaria é um momento no qual os pequenos agricultores gaúchos têm para juntos celebrar a vida na terra; tratarem assuntos que dizem respeito à própria sobrevivência e para assumirem compromissos de luta em conjunto por suas legítimas causas.
A 30ª Romaria da Terra tem como lema: “Preservar terra e água: garantia de vida”. Estes são os grandes horizontes da luta permanente dos agricultores, pois água e terra são sinônimo de vida, daí o compromisso de preservá-las. Este lema está relacionado com a natureza, é uma preocupação de todos e está ligado à Campanha da Fraternidade de 2007, que faz um alerta para a preservação da Amazônia, considerada o pulmão do mundo.
A região de Pinheiro Bonito foi escolhida porque lá predomina a pequena propriedade com produção diversificada: lavouras de arroz, soja e milho, fumo, fruticultura (uva, laranja, melancia, pêssego e bergamota), entre outros.
O modelo de agricultura camponesa deve ser valorizado e promovido. Estão surgindo na região várias alternativas de produção.
A Romaria também quer denunciar a monocultura, especialmente de eucaliptos; destacar a importância da preservação da água, das matas nativas e o bioma Pampa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário