Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.7.13

AGU faz acordo com Luiz Estevão para reaver dinheiro — CartaCapital



Página Inicial / Política / AGU faz acordo com Luiz Estevão para reaver dinheiro

Política

Corrupção

AGU faz acordo com Luiz Estevão para reaver dinheiro

Serão devolvidos R$ 468 milhões desviados pelo ex-senador para a construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho em SP

por Agência Brasil
publicado 23/08/2012 13:30, última modificação 23/08/2012 13:30

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) firmou nesta quinta-feira 23 com a equipe do empresário e ex-senador Luiz Estevão um acordo histórico para o pagamento de 468 milhões de reais aos cofres públicos federais. Porém, à vista, o empresário se comprometeu a pagar 80 milhões de reais - o restante, 338 milhões de reais, será pago em 96 parcelas, no valor de 4 milhões. O acordo foi assinado entre a AGU e o Grupo OK, que pertence ao ex-senador.

Os valores referem-se a duas ações de execução de decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) relativos ao desvio de recursos destinados à construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, na década de 1990. O dinheiro será repassado aos cofres do Tesouro Nacional. Uma das ações cobra a multa e outra o débito principal do valor desviado da obra.

Como garantia de que o pagamento das 96 parcelas será feito, a AGU manterá 1.250 imóveis penhorados, além de 2,5 milhões de reais por mês de aluguéis em crédito e mais a penhora de 30 milhões de reais do Grupo OK. Porém, não há consenso sobre o pagamento de 542 milhões de reais. O Grupo OK diverge da AGU sobre os termos para o cálculo da dívida, não reconhecendo os critérios adotados para chegar ao valor final.

A procuradora-geral da União, Helena Maria de Oliveira Bettero, disse que não houve concessões por parte da União em relação aos valores cobrados. "É o maior valor [já acordado para pagamento] em caso de corrupção. Representa uma mudança de paradigma. É um resgate de valores muito grande e recompõe [parte do] patrimônio público", disse ela.

O advogado do Grupo Ok, Marcelo Bessa, disse que o empresário acompanha todo o processo da negociação e está tranquilo em relação ao desfecho. "É uma decisão pragmática. Por uma questão pragmática, retomamos a busca por um acordo", acrescentou.

O superfaturamento no TRT de São Paulo virou um caso emblemático, pois envolveu o então  presidente do tribunal, Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Lalau, que foi aposentado e condenado a prisão domiciliar. O então senador Luiz Estevão foi cassado devido ao envolvimento no processo.

O presidente do TRT da 2ª Região, Nelson Nazar, comemorou o acordo e disse que ele representa um resgate da confiança da sociedade na Justiça. "Representa o resgate da fé que o povo brasileiro tem na Justiça e a competência dos advogados da União. [O acordo] conta com o nosso apoio", completou o presidente.



http://www.cartacapital.com.br/politica/agu-faz-acordo-com-luiz-estevao-para-reaver-dinheiro



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz