Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.10.08

Yeda, de novo, reprime com violência manifestação popular

Dezessete manifestantes e mais dois policiais ficaram feridos durante a 13° Marcha dos Sem, realizada na cidade de Porto Alegre (RS), nesta quinta-feira (16).
.
A mobilização, que começou no Parque da Redenção, foi reprimida quando chegou em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual.
.
A Brigada Militar impediu a passagem do carro de som e, em meio a uma discussão geral, balas de borracha e bombas de gás foram atiradas sobre os manifestantes.
.
O secretário geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, afirmou que todas as edições anteriores da marcha foram pacíficas e que, neste ano, a marcha seguia tranqüila até chegar ao palácio. Segundo Quintino, o episódio confirmou a truculência como uma marca do governo Yeda Crusius (PSDB).
.
“Eu não tenho dúvida de que essa forma que a governadora trata os movimentos sociais é uma política deliberada. Na verdade, isso é uma concepção de governo, é uma concepção de como tratar os movimentos sociais, de como tratar as diferenças. É assim que essa concepção, essa política, tem tratado aqueles que discordam ou reivindicam alguma coisa do governo. E lamentavelmente, ontem, quando a gente denunciava isso, mais uma vez se repetiu na prática essa política.”
.
Além do protesto contra a repressão que os movimentos sociais vêm sofrendo, Quintino afirmou que a marcha também reivindicava o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a produção de alimentos e o investimento em educação.
.
“A governadora tem se mostrado contrária à implantação do piso nacional de educação, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da república.”
.
De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz