Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.5.20

Greta Thunberg protesta contra Ricardo Salles: “Nosso futuro é um jogo para eles”

Ministro disse que pandemia é oportunidade para avançar com reformas ambientais. https://n8qhg.app.goo.gl/UqPC



SUSTENTABILIDADE

Greta Thunberg protesta contra Ricardo Salles: "Nosso futuro é um jogo para eles"

VICTOR OHANA  23 DE MAIO DE 2020


A ATIVISTA EUROPEIA GRETA THUNBERG. FOTO: WORLD ECONOMIC FORUM/MANUEL LOPEZ

Ministro do Meio Ambiente sugeriu que governo aproveite a pandemia para 'passar a boiada' e promover reformas ambientais

A ativista sueca Greta Thunberg demonstrou indignação com a sugestão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre aproveitar a pandemia para "ir passando a boiada" e simplificar leis ambientais.

Em sua rede social, Greta escreveu neste sábado 23 a hashtag #SalvemAAmazônia e acusou Salles de "jogar" com o futuro ambiental do planeta.

"Imagine as coisas que foram ditas fora da câmera… Nosso futuro comum é apenas um jogo para eles", disse a jovem.

Greta compartilhou, em sua postagem, uma publicação da agência Reuters sobre a sugestão de Salles. A frase foi amplamente reportada pela imprensa internacional.



 Leia também:
A declaração de Salles veio a público após o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgar o vídeo de uma reunião ministerial ocorrida em 22 de abril, com o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Salles afirmou que o governo deveria avançar nas reformas ambientais, porque a imprensa está
concentrada em cobrir a pandemia do novo coronavírus e, portanto, o momento é de "tranquilidade".

Entidades ambientais também reagiram à fala de Salles. Em nota, o Greenpeace Brasil defendeu a demissão imediata de Salles e acusou o seu posicionamento de "desumano e vergonhoso". Para a organização, o ministro usa o sofrimento e as mortes das vítimas da pandemia para avançar, de forma violenta, com políticas de destruição do meio ambiente.

"O desmatamento da Amazônia aumentou 30% em 2019 e, nos primeiros meses de 2020, os alertas já apontam crescimento de 62%. Mas ao invés de proteger a floresta e seus povos, o Ministro sugere usar as mortes provocadas pela pandemia para encobrir o projeto de destruição do governo e avançar com as medidas anti-ambientais, sem diálogo com a sociedade. Salles defendeu de maneira firme o uso do momento crítico que vivemos para beneficiar seus interesses sombrios", escreve a organização.

 Leia também:A organização World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil) considerou "inaceitável" que Salles use a morte de milhares de brasileiros para agir na ilegalidade. Para a entidade, Salles expôs sua consciência de que suas propostas são irregulares e, portanto, se ressente da ameaça que a Justiça pode trazer às suas intenções.

"Expõe que age contra os interesses nacionais, na surdina, alheio à uma ampla discussão que abarque os anseios da sociedade. O Brasil precisa de um ministro à altura da importância que o Meio Ambiente tem para o país. É imprescindível que as devidas providências legais sejam aplicadas", diz a nota da instituição.

O Observatório do Clima também defendeu a queda de Salles "por tramar contra a própria pasta". Para a entidade, o ministro age com desvio de finalidade e promove a degradação ambiental.

"Assistimos nesta sexta-feira 22 a um ministro de Estado declarando sua intenção de destruir o meio ambiente no país aproveitando-se de uma catástrofe que parou o Brasil e mata dezenas de milhares de brasileiros. Um ministro não apenas disposto a desmontar os regramentos da própria pasta, mas conclamando todo o governo a fazer o mesmo e pedindo proteção da Advocacia-Geral da União (AGU)", manifestou-se. 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz