Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.5.20

"Passando a boiada": Salles extingue Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas


"Passando a boiada": Salles extingue Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas

Publicado em 28 maio, 2020 11:19 pm

Do Bahia Notícias:


Ricardo Salles. Foto: MARCELO CAMARGO/ABR

O Instituto Chico Mendes, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, decidiu extinguir a base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (Tamar) no distrito de Arembepe, em Camaçari. A fundação atua no local desde 1983, na proteção à espécie.

A medida, que entra em vigor no dia 1º de julho, foi tomada através da Portaria 554/2020, publicada nesta quinta-feira (28), e que também extinguiu as bases avançadas do Projeto Tamar de Parnamirim-RN e Pirambu-SE, na região Nordeste do Brasil. No fim de abril, 40% funcionários da fundação em todo o país foram desligados.

Na agora extinta base avançada em Arembepe, há um centro de visitação criado em 1992, ao lado da famosa aldeia hippie. Segundo o próprio Projeto Tamar, o local recebia a visitação mensal de aproximadamente 3 mil pessoas, sendo a maioria estudante de escolas da Região Metropolitana de Salvador.

No local, ainda funcionava uma Escolinha do Tamar, um programa de educação ambiental criado em 2005 e voltado para crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos de idade, da região.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/passando-a-boiada-salles-extingue-centro-nacional-de-pesquisa-e-conservacao-das-tartarugas-marinhas/?fbclid=IwAR053MzvaHH8j94fPCPRFPINHF8z8XzR0sdb80dWU_J1J-bl9SFN6nwrKzw  

23.5.20

Greta Thunberg protesta contra Ricardo Salles: “Nosso futuro é um jogo para eles”

Ministro disse que pandemia é oportunidade para avançar com reformas ambientais. https://n8qhg.app.goo.gl/UqPC



SUSTENTABILIDADE

Greta Thunberg protesta contra Ricardo Salles: "Nosso futuro é um jogo para eles"

VICTOR OHANA  23 DE MAIO DE 2020


A ATIVISTA EUROPEIA GRETA THUNBERG. FOTO: WORLD ECONOMIC FORUM/MANUEL LOPEZ

Ministro do Meio Ambiente sugeriu que governo aproveite a pandemia para 'passar a boiada' e promover reformas ambientais

A ativista sueca Greta Thunberg demonstrou indignação com a sugestão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre aproveitar a pandemia para "ir passando a boiada" e simplificar leis ambientais.

Em sua rede social, Greta escreveu neste sábado 23 a hashtag #SalvemAAmazônia e acusou Salles de "jogar" com o futuro ambiental do planeta.

"Imagine as coisas que foram ditas fora da câmera… Nosso futuro comum é apenas um jogo para eles", disse a jovem.

Greta compartilhou, em sua postagem, uma publicação da agência Reuters sobre a sugestão de Salles. A frase foi amplamente reportada pela imprensa internacional.



 Leia também:
A declaração de Salles veio a público após o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgar o vídeo de uma reunião ministerial ocorrida em 22 de abril, com o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Salles afirmou que o governo deveria avançar nas reformas ambientais, porque a imprensa está
concentrada em cobrir a pandemia do novo coronavírus e, portanto, o momento é de "tranquilidade".

Entidades ambientais também reagiram à fala de Salles. Em nota, o Greenpeace Brasil defendeu a demissão imediata de Salles e acusou o seu posicionamento de "desumano e vergonhoso". Para a organização, o ministro usa o sofrimento e as mortes das vítimas da pandemia para avançar, de forma violenta, com políticas de destruição do meio ambiente.

"O desmatamento da Amazônia aumentou 30% em 2019 e, nos primeiros meses de 2020, os alertas já apontam crescimento de 62%. Mas ao invés de proteger a floresta e seus povos, o Ministro sugere usar as mortes provocadas pela pandemia para encobrir o projeto de destruição do governo e avançar com as medidas anti-ambientais, sem diálogo com a sociedade. Salles defendeu de maneira firme o uso do momento crítico que vivemos para beneficiar seus interesses sombrios", escreve a organização.

 Leia também:A organização World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil) considerou "inaceitável" que Salles use a morte de milhares de brasileiros para agir na ilegalidade. Para a entidade, Salles expôs sua consciência de que suas propostas são irregulares e, portanto, se ressente da ameaça que a Justiça pode trazer às suas intenções.

"Expõe que age contra os interesses nacionais, na surdina, alheio à uma ampla discussão que abarque os anseios da sociedade. O Brasil precisa de um ministro à altura da importância que o Meio Ambiente tem para o país. É imprescindível que as devidas providências legais sejam aplicadas", diz a nota da instituição.

O Observatório do Clima também defendeu a queda de Salles "por tramar contra a própria pasta". Para a entidade, o ministro age com desvio de finalidade e promove a degradação ambiental.

"Assistimos nesta sexta-feira 22 a um ministro de Estado declarando sua intenção de destruir o meio ambiente no país aproveitando-se de uma catástrofe que parou o Brasil e mata dezenas de milhares de brasileiros. Um ministro não apenas disposto a desmontar os regramentos da própria pasta, mas conclamando todo o governo a fazer o mesmo e pedindo proteção da Advocacia-Geral da União (AGU)", manifestou-se. 

19.5.20

Eleição de 2018 foi ‘fraude completa’, diz advogado

FAVORECIMENTO A BOLSONARO: "Nossa democracia está por um triz. Não temos instituições fortes como dizem existir", pontua integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) Marcelo Uchôa



POLÍTICA

FAVORECIMENTO A BOLSONARO

Eleição de 2018 foi 'fraude completa', diz advogado

"Nossa democracia está por um triz. Não temos instituições fortes como dizem existir", pontua integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) Marcelo Uchôa

Por Redação RBAPublicado 19/05/2020 - 11h32
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por um triz: Bolsonaro afronta as instituições e ameaça a democracia


São Paulo – A "proteção" dada pela Polícia Federal (PF) à candidatura de Jair Bolsonaro, ao adiar operação contra o seu filho e senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), é mais uma para o hall de ilegalidades cometidas durante o período eleitoral que favoreceram a chegada do atual presidente ao poder. Segundo o advogado Marcelo Uchôa, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), as eleições de 2018 foram "uma fraude completa".

Além da interferência da PF, denunciada pelo empresário Paulo Marinho, suplente de Flávio, a série de ilegalidades cometidas vai da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao vazamento, pelo então juiz Sergio Moro, da delação do ex-ministro Antonio Palocci, com o intuito de prejudicar a candidatura petista de Fernando Haddad. Passa também pelos disparos em massa de notícias falsas – fake news – no WhatsApp, esquema financiado por empresários bolsonaristas.

Segundo Uchôa, a melhor saída seria a cassação da chapa Bolsonaro/Mourão, com a realização de novas eleições. "Nossa democracia está por um triz. Não temos instituições fortes como dizem existir", afirmou o advogado em entrevista a Marilu Cabañas e Glauco Faria, ao Jornal Brasil Atual, nesta terça (19).

O mais grave, segundo ele, é que o delegado que teria protegido as candidaturas da família Bolsonaro é Alexandre Ramagem, que chegou a ser escolhido pelo presidente como diretor-chefe da PF, mas teve sua nomeação barrada pelo Supremo Tribunal Federal.

O advogado afirma que o enfraquecimento das instituições está relacionado com o golpe do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. E se aprofunda, agora, com Bolsonaro, que participa de manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional e do STF.

Confira a entrevista: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4914&v=IaRcybLRWI8&feature=emb_logo

Eleição de 2018 foi ‘fraude completa’, diz advogado

FAVORECIMENTO A BOLSONARO: "Nossa democracia está por um triz. Não temos instituições fortes como dizem existir", pontua integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) Marcelo Uchôa 



FAVORECIMENTO A BOLSONARO

Eleição de 2018 foi 'fraude completa', diz advogado

"Nossa democracia está por um triz. Não temos instituições fortes como dizem existir", pontua integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) Marcelo Uchôa

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por um triz: Bolsonaro afronta as instituições e ameaça a democracia

São Paulo – A "proteção" dada pela Polícia Federal (PF) à candidatura de Jair Bolsonaro, ao adiar operação contra o seu filho e senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), é mais uma para o hall de ilegalidades cometidas durante o período eleitoral que favoreceram a chegada do atual presidente ao poder. Segundo o advogado Marcelo Uchôa, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), as eleições de 2018 foram "uma fraude completa".

Além da interferência da PF, denunciada pelo empresário Paulo Marinho, suplente de Flávio, a série de ilegalidades cometidas vai da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao vazamento, pelo então juiz Sergio Moro, da delação do ex-ministro Antonio Palocci, com o intuito de prejudicar a candidatura petista de Fernando Haddad. Passa também pelos disparos em massa de notícias falsas – fake news – no WhatsApp, esquema financiado por empresários bolsonaristas.

Segundo Uchôa, a melhor saída seria a cassação da chapa Bolsonaro/Mourão, com a realização de novas eleições. "Nossa democracia está por um triz. Não temos instituições fortes como dizem existir", afirmou o advogado em entrevista a Marilu Cabañas e Glauco Faria, ao Jornal Brasil Atual, nesta terça (19).

O mais grave, segundo ele, é que o delegado que teria protegido as candidaturas da família Bolsonaro é Alexandre Ramagem, que chegou a ser escolhido pelo presidente como diretor-chefe da PF, mas teve sua nomeação barrada pelo Supremo Tribunal Federal.

O advogado afirma que o enfraquecimento das instituições está relacionado com o golpe do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. E se aprofunda, agora, com Bolsonaro, que participa de manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional e do STF.

Confira a entrevista: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4914&v=IaRcybLRWI8&feature=emb_logo

https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/05/eleicao-de-2018-foi-fraude-completa-diz-advogado-pela-democracia/?fbclid=IwAR3AXFffvdtcZ90rTlfQHxloEE5BAaPEo53U2sRbGUKGxXxij80A4j0nB8E  


1.5.20

Assista a "1º de maio: mensagem histórica do Lula aos trabalhadores e trabalhadoras!" no YouTube

📱 Rio Grande do Sul em Foco | 30/04/2020

📰 Confira os principais destaques do Brasil de Fato RS nesta quinta-feira:

Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora terá ato virtual nesta sexta-feira
1º de Maio Solidário por saúde, emprego, renda e democracia vai contar com manifestações políticas e culturais, com início às 9h30, nas páginas da Rede Soberania e Brasil de Fato RS.

A história de luta do 1º de Maio - Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras
Neste ano, o 1° de Maio será comemorado com ato virtual, por conta do coronavírus, organizado pelas centrais sindicais.

Reforma trabalhista foi a base do desastre que Bolsonaro quer aprofundar na crise
Querem nos espremer até não sobrar nada e aproveitam a crise de saúde para aprofundar esse processo. Pelo colunista Alexandre Haubrich.

Não há saída sem os trabalhadores
Que o 1º de Maio, deste ano, seja o dia da consciência de que o trabalho é um direito. Pelo colunista Dão Real Pereira dos Santos.

Primeiro de Maio: ontem, hoje, sempre
As pautas de 1979, 1989, 2020 são as mesmas: salário justo, emprego, direitos, democracia. Pelo colunista Selvino Heck.

Cientista política acredita que o trabalho precarizado agrava a pandemia
Professora Céli Pinto afirma que os trabalhadores perderam todos os direitos como nunca na história.

Núcleo Piratininga de Comunicação disponibiliza cartilha com a História do 1° de Maio
A jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti relembra a atualidade do Dia Internacional do Trabalhador.

Brasil registra 7.218 casos em 24 horas e chega a 85.380 infectados pela covid-19
Número de mortes foi a 5.901, ainda conforme o levantamento; 435 óbitos foram registrados só no último dia.

"É preciso garantir a soberania alimentar dos povos originários e tradicionais"
Afirmação é da coordenadora do FONSANPOTMA em documento ao governo gaúcho para cooperação por segurança alimentar.

Coletivos doam 200 cestas básicas a famílias em vulnerabilidade em Porto Alegre
Doações foram destinadas a famílias periféricas da Lomba do Pinheiro e Timbaúva, e a catadores da região central.

Enfrentar a fome com comida de verdade
Sem plano de combate à fome, governo gaúcho descumpre lei que prevê 30% da compra de alimentos da agricultura familiar. Artigo de Juliano Ferreira de Sá.

Ministério Público investigará compra de cestas básicas pelo governo Eduardo Leite
Entidades dizem que compra não respeitou lei que determina que ao menos 30% devem ser da agricultura familiar.

Apoiadores de Bolsonaro são alvo de panelaço
Ato aconteceu logo após a cerimônia de posse do novo Comando Militar do Sul, que teve a presença de Bolsonaro.

Gosto pelo poder mantém militares passivos a Bolsonaro, avalia cientista político
João Roberto Martins Filho explica a relação entre o presidente e distintos setores militares no atual contexto político.

Coronavírus na América Latina: saiba como está a situação de cada país
O Brasil de Fato reuniu informações de 18 países da região, como número de casos e óbitos e principais ações de combate.

CORONAVÍRUS NO BRASIL
Números atualizados, impactos econômicos, consequências políticas e ações de enfrentamento.

Curta e compartilhe nas redes:
🐦 Twitter: @BrasildeFatoRS

Acesse o site do Brasil de Fato RS: www.brasildefators.com.br

Contribua para manter o Brasil de Fato RS no ar: http://bit.do/amigodobdf

Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz