A Bolívia não pode dar certo. Um índio não pode ser um bom presidente da república. A economia do país não pode crescer sob a direção de um partido fundado nos movimentos sociais. Os recursos naturais não podem ser dirigidos por um governo composto por dirigentes indígenas e sindicais.
pergunta:
Emir Sader
30.3.07
A BOLÍVIA PRECISA FRACASSAR
A Bolívia não pode dar certo. Um índio não pode ser um bom presidente da república. A economia do país não pode crescer sob a direção de um partido fundado nos movimentos sociais. Os recursos naturais não podem ser dirigidos por um governo composto por dirigentes indígenas e sindicais.
28.3.07
REALIDAD O SUEÑO
26.3.07
22.3.07
FÓRUM DE JUVENTUDES POLÍTICAS DO MERCOSUL
As mesas terão os seguintes temas: “A luta pela integração Latino Americana, Caribenha e Antiimperialista”, “A realidade das juventudes na América Latina”, “As organizações juvenis e seus movimentos no Mercosul”, “A integração energética e o desenvolvimento sustentável no Mercosul”, “Experiências de cooperação e articulação entre organizações políticas e sociais em nível internacional” e “Políticas Públicas de Juventude no contexto do Mercosul”.
Já as oficinas terão 12 diferentes temas: “Cultura”, “Movimento Sindical”, “Juventude Rural”, “Economia Solidária”, “Cidadania Mercosuriana”, “Direitos Humanos”, “Lutas estudantis nacionais e o desafio da integração educacional”, “Comunicação”, “Mulheres”, “GLBTT”, “Negros” e “Indígenas”.
Um dos pontos altos da quarta edição do Fórum será a Atividade de Integração, na qual se pretende socializar as expressões culturais e históricas de cada país do Mercosul, com a exibição de filmes, peças de teatro dentre outras formas de expressão cultural. Cada uma das atividades de integração contará com um debate sobre o tema escolhido.
No fim de cada dia de trabalho serão realizadas grandes festas e apresentações culturais nas quais pretende-se exaltar a diversidade da cultura latino americana.
A participação no Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul é aberta a toda a militância dos partidos membros, porém, as inscrições serão feitas por delegações, desta forma, os militantes interessados em participar do encontro devem entrar em contato com a suas organizações.
Mais informações podem ser adquiridas entrando em contato com a organização do IV FJPM pelo telefone (11) 3243-1392 ou clicando aqui.
CONTRA O PESSIMISMO
Postado por Emir Sader- 18/03/2007 às 08:34
14.3.07
DIREITO DE RESPOSTA
9.3.07
Hugo Chávez: América Latina se levanta contra el imperio
El Acto organizado por las Abuelas de la Plaza de Mayo, movimientos sociales y de derechos humanos, cuenta con la participación del presidente de Venezuela, Hugo Chávez quien aseguró que los pueblos de América Latina se "levantan contra el imperio".
El jefe de Estado de Venezuela ratificó su posición respecto a la visita de su homólogo estadounidense George W. Bush, asegurando que con esta iniciativa (acto) se rechaza una vez más "la invasión imperialista".
Chávez, calificó a Bush como un "cadáver político" al tiempo de reafirmar que su "viaje nada tuvo que ver con la gira de él (Bush)".
"Ya ni siquiera huele a azufre, lo que inhala es el olor de los muertos políticos y dentro de muy poco tiempo se convertirá en polvo cósmico y desaparecerá del escenario, no hace falta ningún sabotaje, es una coincidencia la visita (...) No hace falta sabotear una gira que ya está perdida", aclaró Chávez.
El presidente de Venezuela ratificó además que la unión de los pueblos es imprescindible para lograr la liberación política, económica, cultural e integral y así poder construir la gran nación suramericana.
"Ser libre o morir esa es nuestra consigna, no tenemos alternativa hoy en América Latina, libre o muerto", reflexionó.
Chávez convocó a la multitud a "darle un saludo al caballerito del norte que estuvo en Brasilia y ahora debe estar del otro lado del Río" (de La Plata fronterizo con Uruguay) y la multitud estalló en una silbatina.
Apuntó que el objetivo del acto no es lesionar a "nuestros amigos de Brasilia y Montevideo" y agregó que "reconocemos la soberanía de esos gobiernos hermanos para invitar al caballerito del norte".
"Este acto es para decirle no a la presencia del caballero imperial en las tierras heroicas de (José de) San Martín y (Simón) Bolívar", dijo Chávez y citó a varias personalidades, entre ellas a Eva Perón, la ex primera dama y esposa del tres veces presidente argentino Juan Perón.
Al proseguir su discurso, Chávez exhorto a su par estadounidense, "si usted (Bush) de verdad quiere que haya justicia social en el mundo demuéstrelo, no lo diga, hágalo y ordene de inmediato la salida de las tropas de Irak".
8.3.07
UM DIA PARA MUITAS LUTAS
Para grande parte das mulheres, a participação no 8 de Março é a primeira experiência em algum movimento
Débora Dias, 07/03/2006, de Fortaleza (CE)
Tecelãs e costureiras ganham as ruas por pão e paz na Rússia de 1917. Feministas buscam igualdade, direito ao prazer e de decidir sobre o próprio corpo na década de 1960. Camponesas ocupam a empresa Aracruz, em defesa do meio ambiente, contra o desemprego, êxodo rural e a concentração fundiária no Brasil em 2006. O Dia Internacional da Mulher transforma-se em marco de conquistas e reivindicações construídas ao longo da história. Tempo de memória das que revolucionaram a política, a estética, os costumes e defenderam a liberdade na arte, na imprensa ou nas fábricas. Em meio às diferenças e interesses específicos, a data unifica urbanas, rurais, lésbicas, negras, intelectuais...
Controvérsias sobre as origens da comemoração à parte, a professora titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Maria Pedro, ressalta: mais importante é como o movimento de mulheres se apropriou do Dia, oficialmente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975. Naquele ano, o direito de manifestação pública era legitimado pelo organismo internacional. "Esse respaldo foi importante em um momento de ditadura no Brasil, quando se realizar manifestações era algo complicado", observa Joana.
O momento é de visibilidade e legitimação. Durante pesquisas com camponesas cearenses, Dolores observou que essa é uma oportunidade de muitas saírem do espaço privado para o público e se iniciarem na agenda de discussões políticas. Nas passeatas organizadas na sede dos municípios, aquelas que ficam na zona rural ganham as ruas, se fazem vistas. "É um espaço legítimo. Quando elas passam por essa experiência, geralmente, não tem retorno".
Resistência
A opressão se torna impulso para a reação das mulheres em diferentes tempos. Seja nas fábricas do século XIX por redução da jornada de trabalho ou nos campos brasileiros contra o latifúndio, o avanço do agronegócio, o cultivo de produtos transgênicos. Em terrenos difíceis, elas levantam bandeiras pelo direito ao voto, contra a pobreza, em oposição à ordem estabelecida. Rompem as convenções.
Um desafio duplo para as socialistas que lançaram as sementes das transformações políticas e pela libertação feminina em ambientes tradicionalmente masculinos. Encontram resistência no mundo de fora e entre os próprios companheiros. "Para muitos comunistas, a luta feminista só atrapalhava a luta geral do proletariado. Tirava forças da luta principal", aponta o escritor Vito Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação. Partido e sindicato, ele lembra, eram "coisas de homem".
Mesmo em terreno desfavorável, ainda no fim do século XIX, mulheres, como Rosa Luxemburgo, Alexandra Kollontaï e Clara Zetkin, deixam marca na organização feminina e nas forças revolucionárias. Divórcio, aborto, libertação econômica e emancipação sexual são temas lançados em meio ao conservadorismo, inclusive dos socialistas. Elas ousavam nos estudos teóricos, na militância política, sem perder a perspectiva subjetiva das relações humanas. Como ensina o ideal de Rosa em "viver cada momento da vida em humana plenitude".
UMA DATA CONTESTADA
Com algumas variações, essa é a versão mais recorrente sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Porém, pesquisadores apontam que esse é um dos mitos construídos em torno da data. Para Joana Maria Pedro, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina, é possível reunir as narrativas em torno da origem do 8 de Março em três blocos, todos do campo de esquerda.
O primeiro trata das greves e martírios de operárias nos Estados Unidos em 1857 e 1908. No segundo, a data teria origem a partir da greve de mulheres que deflagrou a primeira fase da Revolução Russa. O outro bloco atribui a criação do dia à iniciativa da socialista alemã Clara Zetkin. Membro do Partido Comunista Alemão e militante do movimento operário, ela teria proposto, em 1910, a instituição de um Dia Internacional da Mulher, sem definir data. Certo é que a comemoração de um dia da mulher é uma prática anterior à escolha do 8 de Março, em 1975, pelas Nações Unidas.
5.3.07
Para nos informarmos melhor - Lista de endereços
A consulta sobre fontes alternativas de informação recebeu um grande número de respostas, superando os 100 comentários.
Disponibilizamos agora a todos a lista elaborada a partir das sugestões. Esperamos que possa ser útil para todos e que possam reenviá-las para outras listas.
Se puderem, nos informem dos reenvios que consigam fazer, para sabermos que grau de divulgação estamos conseguindo.
Informar-nos melhor é condição de compreendermos melhor a realidade e podermos intervir de forma mais profunda e radical para a construção do outro mundo possível que buscamos.
Indicações dos leitores
SITES
www.fazendomedia.com
www.correiocidadania.com.br
www.sinpermiso.info
www.rebelion.org
www.telesurtv.net
www.resistir.info
http://linhasnomades.zip.net
www.diariogauche.zip.net
www.rsurgente.zip.net
www.adital.org.br
www.imprensamarrom.com.br
www.franklinmartins.com.br
http://terramagazine.terra.com.br
www.novae.inf.br
http://viomundo.globo.com/
http://www.lainsignia.org/
http://www.tie-brasil.org/noticias.php
http://www.zerofora.hpg.ig.com.br/
http://www.herramienta.com.ar/
http://www.afyl.org/articulos.html
Centro de Estudos Sociais Laboratório Associado Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra - http://www.ces.fe.uc.pt
CUBA Debate - http://www.cubadebate.cu
Núcleo de Estudos do Futuro - http://www.nef.org.br
RedMarx - www.redmarx.net
Voltaire.net - http://www.voltairenet.org/pt
GRANMA – português - www.granma.cu/portugues/index.html
Observatório Latino Americano - http://www.ola.cse.ufsc.br
Alfarrábio - Paulo Bicarato – http://www.alfarrabio.org
Noam Chomsky - http://www.chomsky.info
Esquerda NET - http://www.esquerda.net
Agência Bolivariana de Notícias - http://www.abn.info.ve
HTTP://ENGLISH.ALJAZEERA.NET
www.anovademocracia.com.br
www.fpa.org.br
www.monthlyreview.org/
Marxists Internet Archive - http://www.marxists.org/
Revista Espaço Acadêmico (REA) - http://www.espacoacademico.com.br/
Journal of World-Systems Research - http://jwsr.ucr.edu/index.php
Socialist Register - http://socialistregister.com/
Socialist Worker - http://www.socialistworker.org/
World Socialist Web Site - http://www.wsws.org/
Revista Sem Terra - http://www.mst.org.br/mst/revista.php?ed=32
Jornal Sem Terra - http://www.mst.org.br/mst/jornal.php?ed=33
Revista Crítica Marxista - http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/
http://www.portside.org/
www.abcdmaior.com.br
http://rascunho.ondarpc.com.br
www.cecac.org.br
www.letraselutas.com.br
www.revistadobrasil.net
www.bahiadefato.com.br
www.novojornal.com.br
www.aporrea.org
www.rits.org.br
www.radiocom.org.br
www.ansa.it/ansalatinabr
www.horadopovo.com.br
www.expressaopopular.com.br
www.vermelho.org.br
www.diplo.com.br
BLOGS
http://blogdobourdoukan.blogspot.com (Georges Bourdoukan, colunista da Caros Amigos)
www.blogdogadelha.blogspot.com
www.blogentrelinhas.blogspot.com
http://blogdokayser.blogspot.com/
http://blog.contrapauta.com.br/
http://www.blogdoonipresente.blogspot.com/
Bombordo - http://www.verbeat.org/blogs/bombordo
Blog do IBASE - http://www.ibase.br/blog/index.php
http://edu.guim.blog.uol.com.br
www.mercado-global.blogspot.com
Blog de Antonio Ozaí (REA) - http://antoniozai.blog.uol.com.br/
(OBS: é preciso solicitar a inscrição pelo e-mail antoniozai@gmail.com)
http://fastosenefastos.blogspot.com/
http://blog-do-robson-camara.blogspot.com
http://www.votolula.blogspot.com
http://blogdodirceu.blig.ig.com.br/
http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com/
http://blogdomino.blig.ig.com.br
http://conversa-afiada.ig.com.br
Postado por Emir Sader em 03/03/2007 às 12:15
Cancion con todos
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.
Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.
Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz