Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.3.24

Debate sobre 60 anos do golpe e filme inédito de Tendler

FPA convida: debate sobre 60 anos do golpe e filme inédito de Tendler

No próximo 27 de março, na sede do PT do Rio de Janeiro, a Fundação Perseu Abramo realiza o debate "Ditaduras na América Latina", com a participação dos professores e pesquisadores Francisco Teixeira e Maria Paula Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O encontro será espaço também para o lançamento de documentário inédito do consagrado diretor de cinema Silvio Tendler, intitulado "Memória e Exílio", com a presença de Tendler confirmada.


A exibição do filme e o debate terão início às 18h30, com mediação do professor Valter Pomar, diretor da Fundação Perseu Abramo - https://www.youtube.com/user/FundacaoPerseuAbramo.

"Ditaduras na América Latina" faz parte de uma série de debates e encontros que a Fundação Perseu Abramo realiza para marcar os 60 anos do golpe civil-militar de 1964. O ciclo será composto por cinco encontros em diferentes regiões do Brasil.

"O ciclo busca contribuir com as discussões sobre o golpe militar no Brasil e o cenário internacional naquele período, abordando os prejuízos políticos, econômicos e sociais causados pela ditadura, bem como a luta e conquista da democracia", diz Elen Coutinho, diretora da Perseu Abramo, responsável pelo Centro de Documentação Sérgio Buarque de Holanda.

"Promover este espaço é importante para debatermos o golpe, o militarismo, os processos de transição e as fundamentais lutas políticas e populares contra o autoritarismo. Lembrar para não esquecer, para honrar a memória de todas e todos que lutaram pelo fim da ditadura, e para que nunca se repita em nosso país", completa Elen.

https://fpabramo.org.br/2024/03/18/fpa-convida-debate-sobre-60-anos-do-golpe-e-filme-inedito-de-tendler-no-pt-rj/?fbclid=IwAR1fnpv-K6MaM1VfAIIDWfVSVdO7d23H6fBjobll5DBaRxybrZAz5kC6PfY


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz