Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.9.22

Uma oportunidade histórica de derrotar o golpe


Visualizar como página web
O
29 DE SETEMBRO DE 2022

No próximo domingo, os brasileiros terão a oportunidade de derrotar nas urnas o golpe que começou a ser gestado logo após as eleições de 2014. Dilma Rousseff venceu no voto, mas não levou. Aproveitando-se da instabilidade semeada pela Lava Jato, Dilma teve o governo sistematicamente sabotado, com o apoio de um expressivo grupo de parlamentares fisiológicos. A mídia, por sua vez, não hesitou em apoiar o impeachment fraudulento de uma presidente honesta, com base na esfarrapada justificativa das pedaladas fiscais – que jamais configurou crime, como reconheceu mais tarde o ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

Em meio aos protestos pela queda de Dilma, havia todo tipo de gente. Muitos, insatisfeitos com a crise, não percebiam que ela era agudizada pela sabotagem do Congresso ou pela irresponsável atuação da chamada República de Curitiba, que, sob o pretexto de combater a corrupção na Petrobras, arrastou gigantes da construção civil e do setor de óleo e gás para a bancarrota.

Além dos iludidos, havia também aqueles que ocuparam as ruas para manifestar saudosismo pela ditadura. Eram os que clamavam por uma "intervenção militar constitucional", eufemismo para golpe armado, e seguiam trios elétricos para cultuar seu "Mito" - um histriônico e irrelevante deputado que aprovou dois projetos ao longo de 27 anos e dedicou seu voto pelo impeachment de Dilma ao torturador Carlos Brilhante Ustra.

A despeito da farsa lavajatista, Lula liderava todas as pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2018 até ser preso, sem provas. Na verdade, seguiu na dianteira das sondagens mesmo encarcerado. Não fosse a consumação desse segundo golpe, dificilmente Jair Bolsonaro teria chegado ao poder. Ele próprio reconheceu isso e, em retribuição, nomeou o ex-juiz Sergio Moro como ministro da Justiça.

Bolsonaro não cumpriu a promessa de erradicar a corrupção. Ao contrário, seu governo se notabilizou pela rapinagem até na compra de vacinas, sem mencionar as propinas em barras de ouro cobradas por pastores lobistas. Cumpriu, porém, outras tantas juras que a mídia, ao fazer "uma escolha difícil" em 2018, dizia ser apenas conversa fiada para a militância.

Assim, converteu o seu governo em um reduto de fanáticos religiosos e generais incompetentes, incapazes de evitar a falta de oxigênio em Manaus mesmo recebendo alertas com 10 dias de antecedência e de entregar remessas de vacinas no endereço correto. Ao cabo, o Brasil concentrou mais de 10% das mortes por Covid-19 no mundo, embora represente apenas 2,7% da população mundial. O País retornou, ainda, ao vergonhoso Mapa da Fome da ONU.

Em muitos momentos, o povo permaneceu passivo diante dos ataques aos seus direitos e à própria democracia. Demonstra, porém, estar disposto a derrotar o golpe nas urnas, dando ampla vantagem a Lula nas pesquisas. Na prática, o ex-presidente tem grandes chances de vencer no primeiro turno. Eis a oportunidade histórica reservada aos brasileiros em 2 de outubro.

 

Por essa razão, CartaCapital decidiu abrir o conteúdo desta edição semanal em seu site.

O momento exige que levemos nosso jornalismo a quem ainda tem dúvidas sobre a melhor escolha nas urnas.

Leia e compartilhe os artigos e reportagens desta edição com quantas pessoas quiser.

Seguiremos juntos na cobertura das eleições. Até a vitória!

Leia agora

A necessidade de nos livrarmos do bolsonarismo é agora prioridade absoluta. Nesta batalha, o apoio de nossos leitores será ainda mais fundamental

Se você valoriza o jornalismo que de fato defende a democracia, ajude CartaCapital a seguir lutando pela construção de um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua.

Assine a partir de R$ 9,90/mês
Quero fazer uma doação

ATENDIMENTO

Enviado por CartaCapital

Rua da Consolação, 881 - 10º Andar - São Paulo, SP, Brasil




--

28.9.22

Seu voto é importante! Veja como se preparar para 2 de outubro


#VOTE!13
Visualizar como página web
PT Nacional
CLIQUE PARA LER

Seu voto é importante! Veja como se preparar para 2 de outubro

CLIQUE PARA LER

Leia mais no site

Vídeos para você se preparar para a reta final! 

TVPT

Presidenta Gleisi sobre a reta final da campanha!

TVPT

Baixe a sua colinha na Casa 13!


Participe você também da reta final! 

Time do Lula

Veja quem é o Time do Lula no seu estado

Casa 13

Baixe material para as redes na casa13

Seja um Fiscal

Seja um fiscal nas eleições e se torne os olhos do Lula e da democracia

Siga o PT nas redes!

Siga o PT no Instagram      Curta o PT no Facebook        Siga o PT no Twitter       INscreva-se na TvPT no Youtube

Enviado por Partido dos Trabalhadores

R. Silveira Martins, 132 - Sé, São Paulo - SP, 01019-000

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.




A hora é agora 🌟🇧🇷


Faltam apenas alguns dias para o Brasil voltar a ser feliz!

Por um lado é pouco tempo, logo vamos poder respirar aliviados sabendo que o país será novamente governado por um líder sério e comprometido com as necessidades da população.

Por outro, alguns dias são uma infinidade de tempo que nos permite conquistar muitos outros votos. Por isso preciso de ti!

Chegou a hora de enviar nosso material para aquele amigo indeciso, de passar nosso número (Denise Pessôa - 1333) pra avó ou o avô que acabou esquecendo de anotar. Chegou o momento de preparar a tua própria colinha (afinal, celulares não são permitidos no momento de votação na urna) e programar o domingo pra exercer teu direito de cidadão e de cidadã.

É muito importante garantir que toda a família e amigos compareçam para votar. Depois dá pra aproveitar pra marcar aquele rolê pra acompanhar a apuração, vendo o Time do Lula ser eleito.   
Confesso que já tô ansiosa pra esse momento! E tu?

Candidata a Deputada Federal pelo PT, meu número é o 1333
Frente da Esperança - FE BRASIL – PT, PCdoB, PV / Federação PSOL e Rede.

 



O que a Denise vai fazer em Brasília?

Tu sabia que a Câmara dos Deputados não teve nenhuma mulher negra representando o Rio Grande do Sul em 37 anos de sua composição pós ditadura? Pois é… Denise quer quebrar esse ciclo e ser a tua representante em Brasília, levando as demandas da Serra Gaúcha e de todo o Rio Grande para o centro político do país.  

Quer transformar essa realidade nada representativa e ser uma voz ativa, ao lado de Lula, pelo combate à fome, por mais investimentos na educação e na saúde, pela promoção dos Direitos Humanos e a garantia de dignidade a todas e todos.

Muitos serão os desafios, mas não restam dúvidas de que ela tá pronta pra enfrentar cada um deles.
Derrubar o Bolsonaro

Que circo de horror se tornou o nosso país neste último (des)governo… Escândalos de corrupção, falta de investimentos na saúde e na educação, alta das taxas de desemprego, volta ao mapa da fome, corpos e mais corpos empilhados pela negação da ciência. Que tristeza ver um país tão potente em mãos tão perigosas e despreparadas.

Bolsonaro deveria ter sido destituído do cargo há muito tempo! Diversos eram os motivos para isso, mas infelizmente as mesmas instituições que permitiram o golpe de Dilma por muito menos não acharam que era assim tão necessário. Um verdadeiro escândalo que tá prestes a acabar!  

O teu voto vai garantir que o Brasil volte a crescer! Com Lula (13) presidente, Edegar Pretto (13) governador do RS, Olívio Dutra (131) senador e Denise Pessôa (1333) deputada federal, trabalhando pela redução da inflação, por comida no prato de todas e todos, pela preservação das nossas florestas e muito mais.

São lideranças experientes, que já mostraram como exercem a política, na defesa e ampliação dos direitos das pessoas. Mas atenção, buscando a eleição de Lula no primeiro turno e a vitória para todos esses cargos, precisamos de muito esforço, atenção e serenidade até o último minuto da eleição.
 
Denise e Pepe

Estamos há quatro anos sem representante da Serra Gaúcha na Câmara Federal!

Pode até parecer pouco tempo, mas, acredite, pra uma região com a potência da nossa, esse é um dado preocupante! Nosso último representante foi justamente o Pepe Vargas, eleito em 2014. Com representação no Congresso Nacional é possível levar as pautas de Caxias e região pra Brasília e trazer investimentos tão necessários para o nosso desenvolvimento econômico e social.

Agora o momento é especial! Tu pode fazer uma dobradinha Pepe e Denise pra ter ainda mais representatividade! Com Denise (1333) Deputada Federal e Pepe (13001) Deputado Estadual, a voz da Serra será ouvida e tu terá a garantia de dois deputados dedicados pra lutar pelos teus direitos.


A mudança do Brasil está nas tuas mãos!

Cabe a ti ir até às urnas no próximo domingo (2 de outubro) e depositar o teu voto na esperança. Então, prepara tua colinha, relembra a importância do voto aos teus amigos, parentes e colegas de trabalho, e vai votar no Time do Lula.

Esperamos te encontrar muito em breve, com um sorriso no rosto, pra celebrar nossa vitória!
 
Facebook
 
Twitter
 
Youtube
 
Instagram
 
Tiktok
 
Whatsapp
 
Clique no ícone do Telegram para entrar no nosso grupo.




Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz