Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.6.22

Resgatando a democracia na América Latina

A democracia foi a duras penas reconstruída na América Latina, após as ditaduras implementas sob o apoio dos Estados Unidos a partir dos anos 1950, mas sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. O fim da Guerra Fria abriu espaço para a valorização da ideia de que o poder emana do povo e por ele deve ser exercido, como afirma a Constituição brasileira. No entando, nos anos 2010, a democracia na região foi duramente abalada em diferentes países, inclusive no Brasil. Como reverter esse quadro e resgatar os valores de igualdade e liberdade?


▶️ Confira programação completa: https://www.salaodolivropolitico.com.br

ALVARO GARCIA LINERA é vice-presidente da Bolívia de 2006 a 2019, eleito na chapa do ex-presidente Evo Morales. Matemático, sociólogo, estudioso dos movimentos sociais e da "esquerda indígena" boliviana e professor titular de sociologia e ciências políticas da Universidad Mayor de San Andrés, La Paz.

DILMA ROUSSEF é economista com mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Entre 1986 e 1988, foi secretária da Fazenda de Porto Alegre. Em 1991, presidiu a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Escolhida a economista do ano pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (2005). Esteve à frente do Ministério de Minas e Energia entre 2003 e 2005, pela ótica técnica e não política. Assumiu a Casa Civil em junho de 2005. Primeira mulher a ser eleita para o mais alto cargo, o de chefe de Estado e chefe de governo, em toda a história do Brasil. Em 26 de outubro de 2014 foi reeleita, novamente no segundo turno das eleições.

GUILHERME BOULOS é professor, bacharel em filosofia, psicanalista, ativista, político e escritor brasileiro. Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade, Boulos é membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, sendo reconhecido como uma das principais lideranças da esquerda no Brasil.

MANUELA D'ÁVILA é jornalista e política brasileira. Filiada ao Partido Comunista do Brasil, foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015, deputada estadual de 2015 a 2019 e candidata a vice-presidente da República na eleição de 2018

IVANA JINKINGS é fundadora e dirigente da editora Boitempo, de São Paulo, e da revista Margem Esquerda. Filha de Maria Isa Tavares e Raimundo Jinkings, intelectual e dirigente comunista que criou a primeira Boitempo, em Belém, nos anos 1960, coordenou, com Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, a Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e Caribe, obra vencedora do prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ciências Humanas e o Melhor Livro de Não-Ficção em 2007.

📖 O Salão do Livro Político tem organização das editoras Autonomia Literária, Anita Garibaldi, Alameda, Boitempo e PUC-SP.

Apoio: Fundação Mauricio Grabois, Fundação Rosa Luxemburgo, Fundação Perseu Abramo, Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Fundação Astrojildo Pereira, Instituto Para Reforma das Relações Entre Estado e Empresa, Fundação Friedrich Ebert

Parcerias: Forma Certa, Rettec

Promoção: Folha de S. Paulo, TVT, Rádio Brasil Atual, Brasil de Fato, Le Monde Diplomatique, Quatro Cinco Um, GGN, DCM, Opera Mundi, Jacobin Brasil

#SalaoDoLivroPolitico #Boitempo

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz