Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.11.19

Bolívia

Moradora da cidade El Alto, pertencente ao departamento autônomo de La Paz, segunda maior cidade da Bolívia, faz emocionado relato do Golpe Militar e solicita pedido de ajuda internacional
https://youtu.be/n2tkPG4iWPY
#Golpe #GolpeMilitar #GolpeenBolívia #Bolívia #EvoEsPueblo #EvoMorales
________________________________________  

NOTA PÚBLICA CONTRA O GOLPE E AS PERSEGUIÇÕES NA BOLÍVIA - DITADURAS NUNCA MAIS

Os episódios de violência que resultaram até o momento em cerca de 421 pessoas feridas, 222 presas, inclusive membros da Corte Eleitoral da Bolívia, incêndios e invasões a residências e sequestros de funcionários (as) do governo boliviano e de seus familiares, além de pelo menos 03 mortes já confirmadas e, por fim na renúncia do presidente Evo Morales por pressão das forças armadas revelam, sem lugar a dúvidas, a existência de um golpe de estado que traz à cena novamente episódios já tristemente conhecidos da história da América Latina.
A AJURD vem a público manifestar seu repúdio ao golpe de estado perpetrado na Bolívia contra o governo do presidente constitucional Evo Morales Ayma.
A Associação condena os atos de terrorismo e violência política perpetrados contra Evo Morales, funcionários (as) de seu governo, seus familiares e membros dos povos originários da Bolívia e, na esteira das melhores tradições da diplomacia brasileira, faz um chamado à garantia do respeito aos direitos humanos e à solução pacífica dos conflitos.
A AJURD vê com extrema preocupação as notícias, segundo informações publicadas pela imprensa boliviana, da existência de uma articulação internacional na realização do golpe na Bolívia, que teria contado com o apoio do governo brasileiro.
Se verdadeiros, tais fatos são de extrema gravidade eis que atentam contra a Constituição da República do Brasil, que em seu art. 4º, IV proclama a não intervenção como princípio a ser observado pela República em suas relações internacionais, cabendo ao Congresso Nacional e ao Ministério Público tomarem as providências para elucidar tais fatos e, se comprovados, tomar as medidas legais cabíveis.
Amparada na Constituição da República Federativa do Brasil, a AJURD propugna por uma solução pacífica dos conflitos realizada no marco do respeito à Constituição e à legalidade democrática do país irmão.

CONTRA O GOLPE E AS PERSEGUIÇÕES NA BOLÍVIA
DITADURAS NUNCA MAIS

Porto Alegre, 11 de novembro de 2019.

https://www.facebook.com/ajurd.associacao/photos/a.444286979366013/800435237084517/?type=3&theater
________________________________________

Nota em solidariedade à população da Bolívia

A AJD (Associação Juízes para a Democracia), ciente dos últimos atos ocorridos na Bolívia, que determinaram a renúncia do presidente eleito Evo Morales, vem a público reiterar seu compromisso intransigente com a democracia, cujo pressuposto mais elementar é o respeito à escolha popular realizada através do voto.
A soberania nacional é incompatível com interferências externas que de algum modo compactuem ou estimulem o uso das forças policial e militar, para disseminar o terror entre a população e viabilizar um golpe de estado.
O convívio democrático pressupõe respeito às diferenças políticas, ideológicas e religiosas, à soberania nacional e às instituições do país. Honduras, Paraguai e Brasil já foram alvos de golpes que, sob vestes diversas, tem em comum o completo desrespeito aos pleitos eleitorais e a subversão da funcionalidade de instituições que garantem a democracia nesses países. Agora foi a vez da Bolívia.
A AJD repudia todo ato que intenta desprestigiar, ignorar ou subverter regras de convívio democrático, a fim de impor política de austeridade, alinhada com a lógica do entreguismo e da produção de miséria. Prestamos nossa solidariedade à população da Bolívia. Estamos atentos e seguiremos denunciando atos de violência simbólica e real contra os povos da América Latina.

https://www.facebook.com/notes/ajd-associa%C3%A7%C3%A3o-ju%C3%ADzes-para-a-democracia/nota-em-solidariedade-%C3%A0-popula%C3%A7%C3%A3o-da-bol%C3%ADvia/1181638858708051/
________________________________________

Personalidades políticas rechazaron el golpe de Estado en #Bolivia y expresaron su solidaridad con el mandatario
Sigue los detalles de las reacciones internacionales del Golpe de Estado a Evo Morales → http://bit.ly/36Vr6QK
#EvoEsPueblo #EvoMorales  
________________________________________  

Celso Amorim sobre queda de Evo: "golpe de estado com participação de forças internacionais"
Ex-chanceler reage com indignação ao que chamou de golpe contra o presidente da Bolívia, Evo Morales, que renunciou à presidência após pressão das Forças Armadas. Em entrevista à jornalista Denise Assis, ele define como "uma reação da direita internacional aos avanços das forças progressistas na América do Sul"
10 de novembro de 2019, 21:57 h
https://www.brasil247.com/blog/celso-amorim-sobre-queda-de-evo-golpe-de-estado-com-participacao-de-forcas-internacionais?fbclid=IwAR0Lg7EakoGB8YbWruzGsqbbTAVY87zsbJhvr49mzpu9z0WG26mGayyGGMc#.XclUBGsNBz8.whatsapp  
________________________________________  

El Ministerio de Exteriores ruso advirtió que la actual crisis en Bolivia presenta pautas de un golpe de Estado orquestado.
https://www.telesurtv.net/news/rusia-crisis-bolivia-patron-golpe-estado-20191111-0009.html?utm_campaign=shareaholic&fbclid=IwAR0UOxsdYVQU_CAL63LqduEi3E6o3m6A5Pnqq_l_GsIpe7yxR7hYBlnqljA  
________________________________________  

Chomsky e Prashad denunciam apoio dos EUA a golpistas na Bolívia
http://www.vermelho.org.br/noticia/324603-1?fbclid=IwAR23mt6GBWgShYp9dkSLy1-ZQtzMmWUWYUG5z3SVmy6PJ_vmZj1zTA9u_uk#.Xck39efL4-c.whatsapp
________________________________________  

💔 Acaban de abrirnos de golpe una herida en el corazón de nuestra América que solo va a cerrar con democracia, soberanía y justicia. Hoy todxs a bancar a Evo, al Pueblo Boliviano y a volver a gritar ¡Nunca Más! 🇧🇴🇦🇷



________________________________________ 
 
BOLIVIA descubre 21 MILLONES de TONELADAS de LITIO en el SALAR de UYUNI
https://www.youtube.com/watch?v=vq7Cxcfzd2E&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3r1eYqQxKE20lxQEgbifuCbezwNb_bURP-c9UFyI6cgKmk5u8tUnsTFHk
#Golpe #GolpeMilitar #GolpeenBolívia #Bolívia #EvoEsPueblo #EvoMorales

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz