Histórias do Brasil
Docudrama mostra a história brasileira mesclando ficção e documentário.
Estreia hoje, às 22h
A história do Brasil que os brasileiros não conhecem
O Brasil não conhece o Brasil. E os brasileiros conhecem ainda menos os brasileiros. Por trás dos clichês para consumo interno e dos estereótipos tipo exportação, da caricatura da alegria tropical à autocrítica amarga, há a história de um povo feito de pessoas muito diferentes umas das outras.
Histórias do Brasil é uma série de dez docudramas, contando a história do Brasil, desde antes do descobrimento até os dias atuais, sob o prisma da chamada "história das mentalidades". Ela mostra não apenas os fatos, mas também os comportamentos, hábitos e costumes do povo brasileiro através dos séculos, por meio de conteúdo documental costurado a narrativas dramáticas ambientadas em dez períodos da nossa história.
Segunda (de 05 a 16/09), 22h, TV Brasil (tv pública nacional)*
Assista ao vídeo-anúncio aqui: http://tvbrasil.org.br/historiasdobrasil/
Primeiro Episódio - 05/09: Antes do Brasil – Cabo Frio, 1530
A necessidade e a fragilidade das relações humanas na nova terra. Acreditando tratar-se de um francês, um grupo de índios Tupinambás captura o alemão Franz Hassen. E como os franceses são considerados inimigos da tribo Tupinambá, o alemão pode ser devorado pelos índios. A única saída para Franz é convencer Pero Dias, um português ganancioso que vive entre os índios, a desfazer a confusão. A disputa por riquezas naturais e pela honra permeia a história de um povo feito de pessoas muito diferentes e isso é visível neste primeiro capítulo da série Histórias do Brasil.
Episódios seguintes:
06/09 – Escravos no engenho – Bahia, 1574
07/09 – Guerra pelo açúcar – Pernambuco, 1645
08/09 – Entradas e Bandeiras – Sertão da Capitania de São Vicente, 1690
09/09 – Ouro e cobiça – Ouro Preto, 1719
12/09 – Leituras perigosas – Rio de Janeiro, 1794
13/09 – O sangrador e o doutor – Rio de Janeiro, 1820
14/09 – Vida e morte no Paraguai – Tuiuti, 1866
15/09 – Propaganda e repressão – Rio de Janeiro, 1942
16/09 – O sonho de Juscelino – Brasília, 1958
Ideia original de Catarina Poiares Baptista, da Film Works. Coprodução da TV Brasil com a Conspiração Filmes.
Parceria inédita com a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN)
(*) Mas qual é a TV Brasil, afinal?
TV Brasil é a tv pública nacional (pública, não governamental).
Pode ser assistida na TV aberta (tvs estaduais), tv por assinatura (canal 4 da NEET, por exemplo), por parabólica e tb online, em http://tvbrasil.org.br/webtv/.
Não a confunda o Canal Brasil (privado, do grupo Globo, disponível apenas em TV paga, que exibe apenas filmes nacionais), nem com canais governamentais (como as TVs Câmara e Senado).
Mais informações sobre como sintonizá-la: http://tvbrasil.org.br/comosintonizar/
"A TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania. Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entidade também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões."
Nenhum comentário:
Postar um comentário