Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.6.20

Confira os principais destaques do Brasil de Fato RS nesta sexta-feira

📱 Rio Grande do Sul em Foco | 26/06/2020

📰 Confira os principais destaques do Brasil de Fato RS nesta sexta-feira:

Sem trabalho e políticas públicas efetivas, imigrantes sobrevivem da solidariedade. Pandemia agravou a situação de vulnerabilidade das pessoas que buscaram no Brasil uma forma de reconstruir suas vidas.
https://bit.ly/3dA4h6X

Márcia Tiburi: "A pandemia não vai passar se Bolsonaro continuar". O país passa por um dos seus piores momentos históricos. O ódio foi implantado e manipulado no Brasil.
https://bit.ly/38ghvFf

"Fique em casa se puder", apela a médica e reitora Lucia Pellanda. De acordo com ela, as duas próximas semanas são críticas para o sistema de saúde.
https://bit.ly/2Vo558W

Assentados doam 34 cestas de alimentos em Tapes, no RS. As famílias contempladas fazem parte de um coletivo de reciclagem do município.
https://bit.ly/3i9s4y7

Levante das Mulheres se une a STOP Bolsonaro em manifestações neste domingo (28). Ato que denuncia ameaça do governo Bolsonaro ao planeta mobiliza 63 cidades em 25 países.
https://bit.ly/2Zcx78u

Crescimento dos casos faz Judiciário adiar retorno do trabalho presencial. "É uma pequena vitória dentro de um contexto tão difícil para toda a sociedade", afirma diretor do Sindjus.
https://bit.ly/3dDq9yg

Com novo calendário, milhões de famílias terão que esperar até setembro para receber. Enquanto isso, muitas pessoas ainda aguardam a primeira e a segunda parcelas do auxílio.
https://bit.ly/2ZhETxK

Capital com bandeira vermelha faz feiras mudarem para operar com segurança. Neste sábado (27), Feiras Ecológicas da Redenção serão montadas em duas fileiras de bancas ao invés de três.
https://bit.ly/2ZhLmJ0

Critério de seguidores nas redes sociais em edital do Banrisul desagrada músicos. Colegiado Setorial da Música do RS enviou carta ao banco solicitando mudanças no edital.
https://bit.ly/2YCXbL2

Campanha pela indicação ao Nobel da Paz da Brigada Médica Henry Reeve. Desde sua concepção, os profissionais de saúde das brigadas médicas cubanas prestaram ajuda solidária em muitos países. Artigo de Marajuara Azambuja.
https://bit.ly/2ZhEXgY

Um advogado que não sabe nada hoje em dia é tudo. Frases Desfeitas, a coluna semanal de aforismos de Carlos Castelo.
https://bit.ly/2Vn83KI

A máscara mais bonita. O modo como a ministra Damares Alves processa os impulsos retrógrados do capitão Bolsonaro é se deixando infantilizar. Artigo de Fabrício Silveira
https://bit.ly/3dGRy2l

"A tecnologia passou por cima de mim", afirma idosa solitária na pandemia. Os mais pobres e os idosos solitários, em geral, estão off line e trabalhadores de apps não tem direitos nem proteção. Artigo de Ed Wilson Araújo.
https://bit.ly/3i6pvwV

Covid-19: Brasil tem segundo maior número de casos em um dia. Com mais 47 mil, total de infectados está acima de 1,2 milhão e mortes chegam a quase 55 mil.
https://bit.ly/3dE9kTU

População LGBTI+ demanda inclusão no mundo do trabalho para combater discriminação. Para Dê Silva, do MST, não é possível pensar em integrar essas pessoas na sociedade sem passar pelo trabalho.
https://bit.ly/31n1bRA

Fake News: votação apressada pode aprovar texto com brechas para censura política. Especialistas e entidades da sociedade civil alertam para riscos à privacidade e à liberdade de expressão nas redes.
https://bit.ly/2Vlb7Hg

Com atraso, pagamento da 3º parcela do auxílio emergencial começa neste sábado. Até o momento, apenas os beneficiários Bolsa Família com direito à ajuda auxílio haviam recebido o terceiro pagamento.
https://bit.ly/31mOeHk

Curta e compartilhe nas redes:
👍 Face: www.fb.com/brasildefators
📸 Insta: www.instagram.com/brasil_defators
🐦 Twitter: @BrasildeFatoRS

Acesse o site do Brasil de Fato RS: www.brasildefators.com.br

Acompanhe de segunda a sexta, às 20h, o Central do Brasil pelo Facebook do BdFRS ou pelo canal do Youtube da TVT (www.youtube.com/redetvt/). Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Contribua para manter o Brasil de Fato RS no ar: http://bit.do/amigodobdf


Remarcado: Alberto Fernández e Lula, hoje às 17h30

O Diálogo virtual "pensar América Latina después de la pandemia" com Alberto Fernández e Lula será as 17h30!

Assista no canal Sociales de UBA (Universidad de Buenos Aires):  https://youtube.com/watch?v=TaMzs84C0Bc&feature=youtu.be


Pensar América Latina depois da pandemia covid19

PENSAR AMÉRICA LATINA DESPUÉS DE LA PANDEMIA COVID19

📣 Diálogo virtual desde la Universidad de Buenos Aires con Alberto Fernández y Lula da Silva

Apertura: Carolina Mera - Decana de la Facultad de Ciencias Sociales #FSOC #UBA.

Comentan: Adolfo Pérez Esquivel  Prensa Pérez Esquivel - Premio Nobel de la Paz y Profesor UBA | Carol Proner - Jurista y Profesora UFRJ |  Nicolas Trotta - Ministro de Educación de la Nación | Natalia Salvo - Abogada laboralista y docente UBA y UNPAZ  | Karina Batthyany - Secretaria Ejecutiva de CLACSO | Eduardo Valdés - Presidente de la Comisión de Relaciones Exteriores de la Cámara de Diputados de la Nación.

Viernes 26/6 - 15 hs
A través del canal de Youtube de la Facultad: https://www.youtube.com/user/SocialesUBA

Auspician: Clacso - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales y Consejo de Facultades de Ciencias Sociales y Humanas de la Argentina

Organiza: Facultad de Ciencias Sociales Universidad de Buenos Aires 

14.6.20

Brasil tem 867.624 mil casos confirmados e 43.332 mortes por coronavírus

Na sexta-feira (12), o Brasil se tornou o segundo na lista das nações que mais registram óbitos em todo o mundo, superando o Reino Unido, onde já morreram 41.783 pessoas. O país está atrás apenas dos EUA, que tem 2.090.358 casos e 115.645 mortes.  


Brasil tem 867.624 mil casos confirmados e 43.332 mortes por coronavírus

Nas últimas 24 horas, país registrou 17.110 novos contágios testados e 612 mortes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 14 de Junho de 2020 às 18:56
Mesmo com avanço da doença, shoppings e comércio de rua foram reabertos em SP e RJ nas vésperas dos dias dos namorados - Nelson Almeida/AFP

Os dados mais recentes, atualizados neste domingo (14) pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) contabilizam 43.332 mortes por complicações decorrentes da covid-19 desde o início da pandemia. O total de casos testados e que deram positivo para a doença é de 867.624 pessoas. 

Leia também: Ansiedade, abuso de álcool, suicídios: pandemia agrava crise global de saúde mental

Nas 24 horas contabilizadas entre as 16h de sábado (13) e as 16h deste domingo, foram registrados pelas secretarias estaduais de saúde 17.110 novos contágios testados e 612 mortes.

Na sexta-feira (12), o Brasil se tornou o segundo na lista das nações que mais registram óbitos em todo o mundo, superando o Reino Unido, onde já morreram 41.783 pessoas. O país está atrás apenas dos Estados Unidos, que registra 2.090.358 casos da doença e 115.645 mortes. Caso o ritmo atual se mantenha, o Brasil terá um milhão de infectados ainda na terceira semana de junho. 

::Entenda: Brasil pode ter um milhão de infectados pelo coronavírus antes do fim de junho::

Subnotificação

Os números alarmantes contabilizados até o momento podem não refletir totalmente a realidade. A subnotificação já foi admitida até mesmo pelo Ministério da Saúde e ocorre principalmente porque os testes mais seguros estão sendo realizados somente nos casos mais graves. Um indício de que o cenário pode ser ainda pior, são os dados de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave no País. Até ano passado, a síndrome era relativamente rara no Brasil. Entre março e junho de 2019 matou menos de 400 pessoas. Esta ano já são quase nove mil óbitos. 

:: Pacientes recuperados de covid-19 relatam sequelas como cansaço e ansiedade ::

O que é coronavírus

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Minuto a minuto | Coronavírus no Brasil ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha "Vamos precisar de todo mundo" é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas

https://www.brasildefato.com.br/2020/06/14/brasil-tem-867-624-mil-casos-confirmados-e-43-332-mortes-por-coronavirus?fbclid=IwAR1agr4UfplK5GcsA8LLmpkfSR-y2KPjac6E_sEqu7xoZtq5RvN0HAz0KIk  


12.6.20

soledad

"Pero existe otra soledad, una que nos es propia (...), y que no se relaciona con el amor de pareja. Es aquella, inmensa, insondable, que resulta de haber nacido en un mundo ajeno, en un mundo diseñado para otros que nos son los de tu especie. Es abrir los ojos al instante mismo de nacer y percibir el aterrizaje en un lugar donde no te esperaban, donde no fuiste bienvenida, donde a priori te instalaron como un ser de segunda categoría. No importa tu classe ni tu raza: naciste castigada. Tu anatomía sólo por ser femenina, será talagrada por la desigualdad milenaria: en ella golpeará la injusticia por ser la anatomía de una mujer. Y con ella a cuestas - lo sepas o no, tengas o no conciencia de ello - recorrerás la tierra como la perenne exiliada, como la última desheredada, maldita por habitar un espacio ya apropriado por otros, por ser arrojada al patio de atrás, a los rincones, siempre rincones retraídos y postergados. Ésa es la soledad de las mujeres desde que el mundo se creó. Invisibles. Suprimidas. Desoídas. Silenciadas. Habladas, escritas y contadas por otros, sin lenguaje, con uma media modulación. Normadas sin haber dado su parecer. Hipotecadas. La capacidad escondida, la inteligencia subterránea. Ésa es la trayectoria de nuestros genes; ésos, los modelos hacia donde volver la vista.

Ése es el libro de la historia.

Y en él, un par de páginas para las otras, las que nadie logró domesticar, las que no se avinieron con las virtudes femeninas, las que quisieron distinguirse, las que no se sometieron. Sí, un par de páginas para las satanizadas, las que no alcanzan a aplacar nuestro desamparo ya que no contienen un solo happy end, sólo los altos precios que pagaron por su desacato, con sus propias vidas en los peores momentos, con su cordura en otros, pero pagando. Y siempre, siempre con la soledad sobre las espaldas.

Hubiera querido realizar un acto de magia: escribir el prólogo para un libro de cuentos de mujeres solas del próximo siglo y que éste incluyera sólo relatos nuevos. Si Elias Canetti tuvo razón y los escritores somos los centinelas de la metamorfosis, los testigos de los cambios sociales, ¿qué narraciones contendría ese libro? Sólo entonces podríamos comprobar si las últimas décadas de historia llegaron para quedarse, si el avance espetacular que las mujeres han protagonizado es irreversible o no, y sólo en ese instante seríamos capaces de desentrañar si la soledad era otra."

MARCELA SERRANO
Escritora chilena
(Prólogo de "Cuentos para mujeres solas", Ciudad de México, junio de 2002)

3.6.20

SOLIDARIEDADE: Campanha nacional

SOLIDARIEDADE

Campanha nacional do MST já doou 1.200 toneladas de alimentos durante pandemia

Além das doações de cestas, o MST já distribuiu 50 mil marmitas solidárias por meio dos armazéns do campo

Brasil de Fato | Belém (PA) |
 03 de Junho de 2020 às 15:01

Ouça o áudio:

00:00
00:00
Download
"É preciso que a gente diga que quem produz os alimentos que chegam na nossa mesa não é o agronegócio", argumenta a militante do MST Simone Magalhães - Ascom/SDR

pandemia do novo coronavírus afetou toda a sociedade, mas sobretudo as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), junto a outros movimentos sociais, conta com uma campanha nacional de doação de alimentos a fim de reduzir o impacto da crise econômica que se acentua no país. Só em abril, foram doadas 500 toneladas de alimentos. Do início da pandemia até o momento, as doações já somam mais de 1.200 toneladas.

A ideia tanto da comercialização quanto da venda veio como forma de minimizar os danos causados pela pandemia, uma vez que a população do campo se viu com dificuldades de escoar a sua produção e, por outro lado, grupos sociais em vulnerabilidade estão sujeitos à fome.

Jane Cabral, da direção nacional do MST no Pará, explica que essa preocupação parte do princípio de que a organização popular é a melhor forma de combater as desigualdades do sistema capitalista.

"Nós sabemos que precisamos fazer a nossa parte nessa luta contra o sistema capitalista. Por isso, organizamos desde o início da pandemia uma campanha de solidariedade, com alimentos dos assentamentos, inclusive dos acampamentos também. Depois fomos nos organizando com outros movimentos sociais e construindo o Periferia Viva, que é a organização do MST com outros movimentos sociais para chegar até a periferia", relatou.

:: Rede Periferia Viva distribui alimentos em comunidades de João Pessoa ::

Frentes solidárias

A diretora regional explica ainda que, além da Frente Povo Sem Medo e da Frente Brasil Popular, existe outra entidade chamada Vamos Precisar de Todo Mundo, que fortalece a ideia de que é por meio da solidariedade que se pode ajudar a trabalhadora e o trabalhador brasileiro. 

A doação de alimentos é apenas uma das formas de ajuda do movimento. Todas as iniciativas levam em conta que o principal é salvar vidas.

"Nós precisamos do povo vivo e nós precisamos do povo vivo para que ele possa lutar e se organizar contra as injustiças. É por isso que, além da solidariedade, nós estamos travando uma batalha de ideias contra o capital e outra também é dizer para o povo que a reforma agrária pode dar certo, de que sim, existe campo neste Brasil para que a gente possa ocupar e fazer com que as pessoas possam produzir com dignidade", defendeu. 

Armazém do Campo

Além das doações de cestas, há também as marmitas solidárias em locais do Brasil onde está consolidado o Armazém do Campo: São Paulo; Rio de Janeiro; Recife; Pernambuco; e São Luís do Maranhão. 

:: Alimentação saudável: Armazém do Campo RJ faz entregas em casa durante quarentena ::

"Até agora, nós já temos 50 mil marmitas solidárias doadas por esses armazéns do campo, que abrangem mais as pessoas que moram nas ruas, as pessoas que saem para trabalhar sem o café da manhã sequer, porque precisam decidir entre comer e pagar a passagem para chegar ao trabalho. Então, a marmita solidária vem pra colaborar neste sentido", considera. 

O MST, junto a outros movimentos populares, também organiza as doações de sangue e de livros, por meio da Expressão Popular. Contudo, a quantidade de comida agroecológica doada já ultrapassou uma tonelada.

"Só no mês de abril foram doadas 500 toneladas de alimentos e do início da pandemia até aqui foram doadas mais de 1.200 toneladas, além de todas as outras iniciativas de solidariedade. É claro que isso não veremos nos grandes meios. O que a gente vai ver nos grandes meios é a solidariedade S/A que a gente questiona a solidariedade porque se tu exploras o povo e os recursos naturais daquele povo, isso não pode ser chamado de solidariedade", finaliza.

Edição: Camila Maciel



Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz