Páginas

8.2.21

Agendas MST 2021: Paulo Freire 100 anos


Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.  

Solidariedade: a marca registrada do MST

 

A intrusão do coronavírus mostrou para todos a marca registrada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: a solidariedade para com os mais necessitados e a colaboração entre todos os seus membros em oferecer toneladas de alimentos orgânicos e milhares de quentinhas à população de rua e às periferias pobres das cidades. Esse gesto não é esporádico. Faz parte da ética cotidiana dos assentamentos espalhados por todo o Brasil.

 

Se durante a pandemia que atingiu toda a humanidade tivéssemos seguido os mantras do neoliberalismo e do capitalismo estaríamos perdidos. O que nos está salvando é a vida em primeiro lugar, a solidariedade e cooperação entre todos, a relação e a independência entre os humanos e os países, o cuidado de uns para com os outros, atendendo ao isolamento social, ao uso de máscaras e ao distanciamento de aglomerações, além do cuidado para com a natureza e a defesa de um Estado suficientemente apetrechado para atender as demandas da população. Tais valores são anti-sistêmicos e ausentes na ordem neoliberal e capitalista.

 

Por que dizemos tudo isso? Para mostrar o quão anti-natural, anti-vida e perverso é o sistema imperante neoliberal e capitalista com seu individualismo e sua competição sem nenhuma cooperação. Ele está imperando no Brasil sob um governo de extrema-direita e ultraneoliberal, causando uma verdadeira desgraça coletiva.

 

O MST com sua ética cotidiana de solidariedade e cooperação nos está dando a todos uma lição necessária na linha do Papa Francisco: "ou nos salvamos todos ou ninguém se salva". É pela solidariedade entre todos, testemunhada pelo MST, que podemos nos salvar, na alegre celebração do trabalho e da vida.

 

Leonardo Boff

Ecoteólogo, entusiasta pela existência e pelo exemplo do MST

A edição 2021 é uma homenagem aos 100 anos de Paulo Freire, sendo ele um exemplo para todos nós:

 

"Ao longo de sua vida, ao elaborar seu pensamento, bebeu de diversas teorias para fundamentar os seus valores éticos que tinham por base uma profunda crença na capacidade do ser humano em se educar para participar da construção de um mundo melhor, mais justo" (Sérgio Haddad)

A campanha de solidariedade segue! Doe valores que cabem no seu bolso para que livros façam parte das ações solidárias do MST e para bibliotecas populares!

solidariedade




Nenhum comentário:

Postar um comentário