Páginas

30.7.16

Livro reúne 83 autores que se declaram contra o golpe parlamentar brasileiro

DEMOCRACIA

Livro reúne 83 autores que se declaram contra o golpe parlamentar brasileiro

Lançamento será na reitoria da UFPR. Obra conta com prefácio de Adolfo Peres Esquivel.

Curitiba (PR), 27 de Julho de 2016 às 13:29
"O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições", afirma Cleusa Slaviero, organizadora do livro. / Divulgação

Para debater o golpe parlamentar no Brasil, suas repercussões e impactos sobre o povo brasileiro, a editora ComPactos lança no dia 28 de julho o livro "Crônicas da resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada", no Teatro da Reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), com a presença de movimentos populares, a exemplo do movimento Cultura Resiste.

A obra reúne artigos e crônicas de 83 intelectuais, jornalistas, professores, economistas, entre outros, de diferentes regiões do Brasil e do exterior, declaradamente contrários à ruptura institucional representada pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

A organizadora do livro, a editora Cleusa Slaviero, defende que a obra pode contribuir no debate sobre os rumos da democracia brasileira, servindo de contraponto à mídia empresarial. "O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições", afirma.

O livro é prefaciado pelo prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, queesteve em Curitiba no dia 29 de abril, para os atos em memória de um ano do "Massacre do Centro Cívico". À época, o ativista já incluía a situação brasileira dentro da ofensiva neoliberal em curso na América Latina.

O lançamento terá o formato de um "ato de resistência", de acordo com a organização. A abertura do evento será com o espetáculo "Os Semeadores de Sonhos", dos artistas João Bello e Susi Monte Serrat. A dupla também conta uma crônica publicada no livro. Na avaliação de Bello, o trabalho um ato de resistência contra o golpe:        

"O livro reúne autores de todo o país, indignados com o golpe que nossa pátria está sentindo. Nos rebelamos e não aceitamos o governo ilegítimo", declara.    



Serviço:

Livro Crônicas da resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada

Editora ComPactos 230 pg   R$ 30,00                                                                                    

Local: Teatro da Reitora UFPR 

Horário: 18h

Dia: 28 de julho

Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro – Curitiba (PR)                          

Contato:cleusaslaviero@hotmail.com 

https://brasildefato.com.br/2016/07/27/livro-reune-83-autores-que-se-declaram-contra-o-golpe-parlamentar-brasileiro/?platform=hootsuite



Nenhum comentário:

Postar um comentário