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2.8.13

FAS é alvo de protesto | Caxias do Sul

02/08/2013 | N° 11753

MOBILIZAÇÃO

FAS é alvo de protesto

Caxias do Sul – Insatisfeitos com transferências de colegas e algumas medidas de reestruturação, servidores da Fundação de Assistência Social (FAS) protestaram na manhã de ontem em frente à sede da entidade, no Centro de Caxias. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv). Cerca de 60 servidores participaram do ato.

O grupo pede participação e maior transparência no processo de reestruturação da FAS e a descentralização do Cadastro Único, que atende a pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família e outros programas. Até o ano passado, o cadastro atendia em cinco pontos da cidade. Com a mudança, famílias pobres só podem informar os dados na sede da instituição.

Outro questionamento é o fim dos abrigos que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco. A FAS anunciou que os espaços serão transformados em casas-lares até o final deste ano, o que implica no cancelamento de convênios com entidades que prestam serviços.

Essa alteração foi indicada no parecer técnico de uma empresa contratada para diagnosticar os serviços prestados pela entidade e estaria de acordo com determinações do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Os manifestantes, porém, acreditam que o atendimento nos abrigos será prejudicado porque haverá ruptura de vínculos com os atuais responsáveis pelos acolhimentos.

As reivindicações foram encaminhadas para a presidente da FAS, Marlês Andreazza, no final de julho. Marlês explicou o motivo das mudanças por meio de um ofício. Contudo, a resposta não agradou aos sindicalistas e alguns servidores da instituição.

– Hoje era a data para a relotação dos servidores. A empresa contratada para estudar as mudanças não terminou o diagnóstico e a presidente já começou a implantar as mudanças. Há serviços em que a alteração tem de ser gradual – afirma o presidente do Sindiserv, João Dorlan.

Conforme Marlês, a relotação ocorre devido à falta de servidores para prestar um bom atendimento. Para corrigir o problema, um pedido de novas nomeações foi incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014.

Até lá, segundo a diretora, a forma de melhorar o serviço é distribuir o pessoal.

– Essa relotação é uma necessidade neste momento devido à demanda do público. Temos de dar condições iguais para todos – explica.



Revezamento
Segundo João Dorlan, os manifestantes se revezaram para que os serviços da FAS não fossem
prejudicados.

 


http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,4220499,499,22476,impressa.html


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