"Sou um entusiasta dos movimentos em rede e creio que devamos aproveitar o atual momento para aprofundar e renovar nossa democracia. Mas sou obrigado a dizer que não minha gente querida, o Brasil não acordou ontem.
Nesse país muita gente já lutou antes da internet. Desde Zumbi, passando por Antonio Conselheiro, Antônio Candido e Olga Benário. Essa é a terra de Apolônio de Carvalho, de Marighela, de Carlos Lamarca e de Chico Mendes. Muita gente aqui foi morta e torturada para que hoje possamos tomar as ruas. Aliás, nossa Presidente da República lutou bravamente contra o que de pior as elites desse país conseguiram produzir. Foi gente muito desperta - e atenta - que ajudou a construir nossa imperfeita democracia. Já lutamos por Diretas, pelo direito de lutar e gritar livremente. Esse país viu surgir o MST, a CUT e o PT numa época em que o mundo caminhava para a desesperança e o fim das utopias.
Não acordamos agora, já se vão séculos de luta. Os que lutam agora são muito bem vindos, mas só serão verdadeiramente radicais e somente terão exito em sua luta se souberem reconhecer que essa história não começa agora e que ainda haverá muito chão pela frente até que possamos viver plenamente nossos sonhos mais generosos."
Vinicius Wu
Nenhum comentário:
Postar um comentário