Boletim Carta Maior - 30 de Março de 2012
Venha se manifestar contra a privataria da Cultura! As rádios e a TV Cultura de São Paulo se consolidaram historicamente como uma alternativa aos meios de comunicação privados. As rádios AM e FM ficaram conhecidas pela excelente programação de música popular brasileira e de música clássica. A televisão criou alguns dos principais programas de debates de temas nacionais, como o Roda Viva e o Opinião Nacional, e constituiu núcleos de referência na produção de programas infantis e na de musicais, como o Ensaio e o Viola, Minha Viola. As emissoras tornaram-se, apesar dos percalços, um patrimônio da população paulista.Contudo, nos últimos anos, a TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e privatização, com a degradação de seu caráter público. Esse e outros fatos se destacam:
Pela sua composição e formato de indicação, o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta não tem a independência necessária para defender a Cultura das ações predatórias vindas de sua própria presidência. Mesmo que tivesse, sobre alguns desses pontos o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta sequer foi consultado.Não podemos deixar esse patrimônio do povo de São Paulo ser dilapidado, vítima de sucateamento promovido por sucessivas gestões sem compromisso com o interesse público, seriamente agravado na gestão Sayad.Nesse momento, é preciso afirmar seu caráter público e lutar pelos seguintes pontos:
ATO CONTRA A PRIVATARIA DA CULTURA3 de abril, terça-feira, às 19hSindicato dos Engenheiros de São PauloRua Genebra, 25 – Centro (ao lado da Câmara Municipal)Gilberto MaringoniHamilton Octavio de SouzaIvana JinkingsJoaquim Palhares – Carta MaiorLaurindo Lalo Leal FilhoLuiz Carlos Azenha – blog Vi o MundoLuiz Gonzaga BelluzzoRenato Rovai – Revista Fórum e Presidente da AltercomRodrigo Vianna – blog EscrevinhadorWagner Nabuco – Revista Caros AmigosEmir SaderFlávio AguiarAltercom - Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da ComunicaçãoCentro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de ItararéCUT – Central Única dos TrabalhadoresFrente Paulista pela Liberdade de Expressão e o Direito à ComunicaçãoIntervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário