Páginas

8.10.10

Acompanhe a série sobre o Governo Lula e o novo papel do Estado brasileiro

O livro "O Governo Lula e o novo papel do Estado Brasileiro", de Glauco Faria, mostra ao leitor  o que mudou e como ocorreu a reorientação do papel do Estado após a vitória do presidente Lula.

No mês em que completa três anos, a Biblioteca Digital da Fundação Perseu Abramo oferece este volume para ser baixado gratuitamente. Basta clicar aqui.

E a equipe #dilmanarede fará uma série de postagens baseadas na obra, começando com a Remodelação do Estado.

Com o governo Lula, iniciou-se a reconstrução do Estado, com democracia e forte presença da sociedade. Segundo o autor, "hoje, a atuação estatal vem sendo fortalecida especialmente naqueles segmentos em que já havia a sua participação, com reforço do setor bancário, da área energética, do setor de infraestrutura e outros", o que inverteu a lógica do pensamento único, dominante nos anos 90.

O texto aponta ainda a participação no enfrentamento da crise econômico-financeira iniciada em 2008, nos Estados Unidos, como mudança no papel do Estado. "Pela primeira vez, desde 1980, o País enfrentou um início de recessão, especialmente no setor industrial, que não veio acompanhada de aumento da pobreza". Já no governo Fernando Henrique, houve aumento da pobreza, durante a crise financeira de 1998 e 1999.

Fica clara, então, a diferença entre o projeto de Lula e FHC: "o que  diferenciou essa crise (de 2008) das anteriores foi justamente o fato de o Estado ter assumido uma postura de enfrentamento, com a promoção de políticas públicas anticíclicas (ações voltadas para evitar superaquecimento ou subaquecimento da economia, conforme o cenário), um diferencial em relação ao que foi feito em períodos anteriores".

http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/noticias/acompanhe-a-serie-sobre-o-governo-lula-e-o-novo-papel-do-estado-brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário