Páginas

7.9.10

A “virada” é no gráfico?

07 Sep

Não tenho absolutamente nada contra o jornalista José Roberto de Toledo, especialista em pesquisas eleitorais do Estadão.  Se ele quer enxergar semelhanças nesta eleição com a de 2006, quando o PSDB conseguiu chegar ao 2º turno com Geraldo Alckmin, tem todo o direito.Se quer dizer que "depende mais de Serra" uma mudança no quadro, que seja. A opinião é livre.

E se quer ignorar, também, que Ibope e Datafolha acabaram por "correr atrás" dos números do Sensus e da Vox Populi, que vem de registrar uma apmliação ainda maior da distância entre Dilma e Serra, que já superaria os 30 pontos, também pode, apesar de ter o dever de registrar os números e de explicar, com franqueza, porque não os acha confiáveis.

Mas, em nome da verdade e da lisura, tem de mandar corrigir o gráfico que está publicando no site do Estadão e que reproduzo na parte de cima da imagem que, alertado pelo comentarista Thiago, fui verificar. Ali, a ponta da curva dos dois candidatos tem uma inflexão: a de Dilma para baixo e a de Serra, para cima, como se vê no destaque. Ainda que pequena, esta inflexão não existe, segundo o próprio Ibope, cujo gráfico está reproduzido na parte de baixo e que registra, como se destaca, uma linha reta entre as últimas pesquisas.

Um analista de pesquisas, mais que qualquer outro, sabe que inflexões em curvas podem levar a interpretações.
Corrigindo o erro e esclarecendo seus leitores agirá bem. Não é crível que se vá expor a uma acusação de produzir uma "virada gráfica" na evolução da intenção de voto sem que haja números para sustentá-la.

http://www.tijolaco.com/25506

Nenhum comentário:

Postar um comentário