Páginas

28.4.10

Seminário na Assembléia Legislativa(RS) debate a Economia Popular Solidária

by luciouberdan on 28/04/2010

Implementação de políticas públicas voltadas à economia solidária é  um dos aspectos discutidos

Acontece durante toda esta quarta-feira (28), no Teatro Dante Barone da Assembleia, o Seminário Economia Popular Solidária. O objetivo do encontro é discutir e viabilizar ações de economia solidária como alternativa ao modelo hegemônico globalizante.

O evento é uma parceria da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos CCDH), presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), Cáritas Brasileira (Regional RS), Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Associação do Voluntário e da Solidariedade (Avesol) e Fundação Luterana de Diaconia.

Na abertura do encontro, Marcon defendeu a Economia Popular e Solidária (EPS) como forma de interferir nos rumos da macroeconomia, não apenas como coadjuvante. "Na EPS a produção é resultado de uma ação solidária, de cooperação e autogestão, nas relações fraternas, democráticas e igualitárias entre as pessoas", frisou.

O secretário-executivo do Conic, pastor luterano Ervino Schmid, destacou que o seminário está inserido no processo desencadeado pela Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 que tem como lema "Economia e Vida". Ele salientou que nas campanhas ecumênicas anteriores houve uma grande preocupação com a paz e a vida digna, temas que se renovam quando se fala de economia e vida. "Não há paz quando o interesse econômico sacrifica pessoas e cria desigualdades inaceitáveis", sublinhou.

Cláudio Nascimento, da equipe pedagógica nacional da Rede de Educação Cidadã, ligada ao gabinete da Presidência da República, e painelista do seminário, defende a implementação de políticas públicas voltadas à economia popular e solidária que perpassem todas as instâncias de poder.

Já a deputada Marisa Formolo (PT) defendeu políticas públicas voltadas a grupos e comunidades que exerçam atividades de economia popular e solidária. A parlamentar pediu que os governos facilitem acesso a crédito e desoneração fiscal para comunidades e grupos que trabalhem e produzam de forma solidária.
O evento segue à tarde, com apresentação de experiências e práticas e com mostra de produtos da economia popular solidária.

Fonte: AL/RS – Luiz Osellame – MTB 9500 | Agência de Notícias   12:07 – 28/04/2010 Edição: Letícia Rodrigues – MTB 9373     Foto: Marco Couto / Ag. AL

http://www.brasilautogestionario.org/2010/04/28/seminario-na-assembleia-debate-a-economia-popular-solidaria/#more-12055

Nenhum comentário:

Postar um comentário