Páginas

23.10.09

UCS anuncia corte de árvores (Ciro Fabres, Caxias do Sul) | Ciro Fabres

Quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UCS anuncia corte de árvores

Cartazes anuncia cortes de araucárias ao lado do Quiosque de InformaçõesFoto: Tatiana Cavagnolli

Tatiana Cavagnolli

A UCS também vai cortar árvores. E encontrou uma forma peculiar de comunicar. Fixou cartazes nas árvores condenadas, que serão abatidas, segundo a universidade, porque apresentam risco de queda. Os pinheiros da foto acima já foram desbastados em suas copas, restam apenas os troncos, e ficam praticamente na fachada da Cidade Universitária, ao lado do Quiosque de Informações.

Segundo o cartaz, os cortes estão devidamente autorizados pela Semma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. E, "para cada árvore retirada, serão plantadas 8 mudas". É de se observar ainda que o cartaz informa que "as árvores numeradas" serão retiradas. O número da árvore da foto acima é 29.

Finaliza o pequeno texto uma mensagem tranquilizadora: "A UCS-ISAM (Instituto de Saneamento Ambiental) trabalhando pela qualidade ambiental." Ainda bem.

Em uma rápida apreciação do motivo alegado pela UCS para os cortes, cabe a questão: não seria possível recuperar as árvores? Não é de se tentar até o fim, em vez de sair cortando diante da primeira especulação de que podem oferecer algum risco? Não aqui em Caxias, onde o corte de árvores é uma cultura.

Mas que momento, hein? Quem mais vai cortar árvores em Caxias? A Festa da Uva derrubou eucaliptos, o Jardim Botânico abateu pinus em uma área aproximada de dois campos de futebol, agora a UCS anuncia mais cortes. E os motivos são de todo o tipo. Impressiona a intensidade, o ritmo, a desenvoltura, o desembaraço dos cortes. E a cidade vai ficando mais devastada, menos verde, mais pelada, mais feia. Mais triste.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=240240&blog=427&coldir=1&topo=4269.dwt

Nenhum comentário:

Postar um comentário