Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.2.12

"Que dias há que na alma me tem posto um não sei o quê, que nasce não sei onde, vem não sei como, e dói não sei por quê."

Camões

 

(Sonetos de Amor)

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luis de Camões

quinta, às 22h

Frente a Frente entrevista a filósofa Marilena Chaui e terá transmissão também pela web: http://www.fcp.rs.gov.br/!


 

O Frente a Frente reprisa nesta quinta, 1/03, às 22h, a entrevista com a filósofa Marilena Chaui.

 

A intelectual faz uma análise dos eventos que marcaram o início do século e seus significados na conjuntura global. Marilena aborda também a defesa da reforma política como fator imprescindível para promoção da igualdade social no Brasil.

Foram convidados para a bancada do Frente a Frente o escritor e professor de Literatura da UFRGS, Luiz Augusto Fischer, o editor de Cultura do jornal Zero Hora, Luiz Antônio Araújo, e o jornalista Flávio Damiani.

O programa Frente a Frente pode ser assistido pela TVE ou pela WEB http://www.fcp.rs.gov.br/, e também é transmitido pela rádio FM Cultura, que pode ser sintonizada pela frequência 107,7, ou pela internet, acessando o site www.fmcultura.com.br.

 

http://www.fcp.rs.gov.br/

STF contra as crianças | Brasil de Fato

Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

STF contra as crianças

A ação proposta pelo PTB e defendida pelas empresas de TV contesta o Estatuto da Criança e do Adolescente

   29/02/2012

João Brant

No final de 2011, começou a ser votada no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que ameaça a política de classificação indicativa dos programas de televisão. O resultado parcial deixou preocupados os movimentos que defendem a democratização da comunicação e o direito das crianças e adolescentes.  

A ação proposta pelo PTB e defendida pelas empresas de TV contesta o Estatuto da Criança e do Adolescente, e afirma que as emissoras não podem ser punidas se optarem por desrespeitar o horário determinado na classificação indicativa. Em outras palavras, elas defendem que programas com fortes cenas de sexo, violência e drogas, por exemplo, possam ser exibidos a qualquer hora do dia. 

O relator, José Dias Toffoli, concordou e votou pela derrubada da possibilidade de punição das emissoras. Outros três ministros seguiram sua linha, até que o julgamento foi interrompido por um pedido de vistas do ministro Joaquim Barbosa. Os argumentos centrais são dois: o primeiro é que a determinação de faixas horárias protegidas fere a liberdade de expressão, e que a classificação deve ser indicativa e não impositiva. O segundo é que a classificação seria uma tentativa do poder público de substituir o poder dos pais. Os dois argumentos são totalmente contestáveis. O mesmo artigo da Constituição Federal que garante a liberdade de expressão prevê a classificação indicativa, incluindo a faixa etária e o horário adequado à exibição. A classificação, portanto, é indicativa para os pais, mas as emissoras devem obrigatoriamente segui-la.  

O segundo argumento também não se sustenta. Ao contrário de substituir os pais, o que a vinculação horária faz é viabilizar que os pais exerçam seu poder. Primeiro porque nem sempre os pais estão em casa ao lado dos filhos. Segundo, porque a televisão é um meio intrusivo, que entra nas casas sem pedir licença.    

Todas as democracias ocidentais têm políticas próximas à do Brasil. Se confirmar a tese da Adin, o STF vai afirmar uma noção ultraliberal de liberdade de imprensa, que não encontra respaldo em nenhum outro país. 

Artigo originalmente publicado na edição impressa 468 do Brasil de Fato

http://www.brasildefato.com.br/node/8917

só criticar não resolve

                                                           problemas em visualizar esta mensagem? clica aqui

nesta quarta, às 22h

Políticas públicas para mulheres e

qualidade do ensino fundamental

são temas do Cidadania

 

O Cidadania desta quarta, 29/02, às 22h, aborda a avaliação da ONU sobre políticas públicas para mulheres. Quem explica o assunto é a coordenadora da Rede Feminista de Saúde, Télia Negrão, a coordenadora Geral da ONG Themis, Carmen Campos, e a secretária executiva de Articulação das Mulheres Negras Brasileiras, Simone Cruz.   


O segundo bloco do Cidadania discute a qualidade do ensino fundamental, a expectativa de aplicação dos conteúdos teóricos nas salas de aulas, dificuldades de aprendizagem, avaliação e novas propostas. Para falar dos temas, o programa recebe a coordenadora adjunta de Gestão e Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado, Maria de Guadalupe Menezes de Lima, a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elenir Terezinha Garcia Silva e a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Larry Alves, Carolina Rodrigues da Rocha. 

 

http://www.fcp.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=83&id=861

 

27.2.12

Que tal criar grupos para exterminar meninos de rua? Sugestão na TV de Gilmar Mendes

Que tal criar grupos para exterminar meninos de rua? Sugestão na TV de Gilmar Mendes

Esse fascitóide de quinta categoria se chama Márcio Mendes. É um técnico rural que a família do ministro Gilmar Mendes, do STF, mantém como cão raivoso na emissora de TV do clã para atacar adversários e inimigos políticos. A TV Diamante, retransmissora do SBT, é, acreditem, uma concessão de TV educativa apropriada por uma universidade da família do ministro. Mendes, vocês sabem, é o algoz do fim da … obrigatoriedade do diploma para o exercício de jornalistas.

Vejam esse vídeo e vocês vão entender, finalmente, a razão. Esse cretino que apresenta esse programa propõe a criação de um grupo de extermínimo para matar meninos de rua. Pede ajuda de empresários e comerciantes para montar um “sindicato do crime”, uma espécie de Operação Bandeirante cabocla, para “do nada” desaparecer com esses meninos. E preconiza: “Faz um limpa, derrete tudo e faz sabão”. Repito: trata-se de transmissão em concessionária educativa na TV da família de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Eu denunciei isso, faz dois anos, na CartaCapital, em uma das matérias sobre os repetidos golpes que o clã dos Mendes dá para derrubar o prefeito eleito da cidade de Diamantino, que ousou vencer a família do ministro nas urnas.

Vamos ver o que diz o Ministério das Comunicações e a Polícia Federal, a respeito. Seria bom saber qual a posição do SBT, também.

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jt5WB7IQl8Q&feature=player_embedded#!

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogdoleandrofortes/sub-jornalismo/que-tal-criar-grupos-para-exterminar-meninos-de-rua-so-na-terra-de-gilmar-mendes/

consumo consciente

Na terça-feira, 28/02,

a UCSTV fará um REDE DE OLHARES sobre

Consumo Consciente.

 

Para participar do programa basta

confirmar presença até segunda-feira, 27,

pelo telefone (54) 3218.2194.


É na TERÇA, 28/02, às 18:30, aqui na UCSTV (em frente ao Restaurante Universitário, dentro da Universidade). Tem que chegar na UCSTV até às 18:00.

Club Tonight

CUT - Central Única dos Trabalhadores - Livro Latifúndio Midiota registra desmandos de José Serra contra magistério paulista

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > LIVRO LATIFÚNDIO MIDIOTA REGISTRA DESMANDOS DE JOSÉ SERRA CONTRA MAGISTÉRIO PAULISTA

Livro Latifúndio Midiota registra desmandos de José Serra contra magistério paulista

27/02/2012

“Serra exibe suas credencias à Presidência lançando PM contra professores” resgata covardia praticada em março de 2010

Escrito por: Leonardo Severo

 

Qualquer semelhança entre a novela do lançamento da candidatura de José Serra à Prefeitura da capital paulista no último final de semana e a cobertura da manifestação do magistério do dia 26 de março de 2010, quando o então desgovernador tucano lançou a Polícia Militar contra os professores, não é mera coincidência. Por isso volto a citar o saudoso conterrâneo Apparício Torelli, mais conhecido como o Barão de Itararé. Dizia o Barão: “Um bom jornalista é um sujeito que esvazia totalmente a cabeça para o dono do jornal encher nababescamente a barriga” e que “a televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana”.

Clique para ver as páginas do livro com a reportagem.

O livro pode ser adquirido pelo site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé

www.baraodeitarare.org.br

http://www.cut.org.br/acontece/21761/livro-latifundio-midiota-registra-desmandos-de-jose-serra-contra-magisterio-paulista

Jorge Drexler - Todo se transforma (video clip)

¿Quién está detrás de Yoani Sánchez? - La Jornada (Mexico, 26 fev 12)

http://www.jornada.unam.mx/2012/02/26/opinion/024a1mun

¿Quién está detrás de Yoani Sánchez?


Salim Lamrani*

Foto

La bloguera cubana, en imagen de archivo tomada en La Habana | Foto Afp/Getty Images


Yoani Sánchez, famosa bloguera habanera, es un personaje peculiar en el universo de la disidencia cubana. Jamás ningún opositor se ha beneficiado de una exposición mediática tan masiva ni de un reconocimiento internacional de semejante dimensión en tan poco tiempo.

Después de emigrar a Suiza en 2002, decidió regresar a Cuba dos años después, en 2004. En 2007, integró el universo de la oposición en Cuba al crear su blog Generación Y, y se vuelve una acérrima detractora del gobierno de La Habana.

Jamás ningún disidente en Cuba –quizás en el mundo– ha conseguido tantas distinciones internacionales en tan poco tiempo, con una característica particular: han suministrado a Yoani Sánchez suficiente dinero para vivir tranquilamente en Cuba el resto de su vida. En efecto, la bloguera ha sido retribuida a la altura de 250 mil euros en total, es decir un importe equivalente a más de 20 años de salario mínimo en un país como Francia, quinta potencia mundial. El salario mínimo mensual en Cuba es de 420 pesos, es decir 18 dólares o 14 euros, por lo que Yoani Sánchez ha conseguido el equivalente a mil 488 años del salario mínimo cubano por su actividad de opositora.

Yoani Sánchez está en estrecha relación con la diplomacia estadunidense en Cuba, como señala un cable, clasificado secreto por su contenido sensible, que emana de la Sección de Intereses Norteamericanos (SINA). Michael Parmly, antiguo jefe de la SINA en La Habana, que se reunía regularmente con Yoani Sánchez en su residencia diplomática personal como lo indican los documentos confidenciales de la SINA, hizo partícipe de su preocupación respecto a la publicación de los cables diplomáticos estadunidenses por Wikileaks: Me molestaría mucho si las numerosas conversaciones que tuve con Yoani Sánchez fueran publicadas. Ella podría pagar las consecuencias toda la vida. La pregunta que viene inmediatamente en mente es la siguiente: ¿por cuáles razones Yoani Sánchez estaría en peligro si su actuación, como lo afirma, respeta el marco de la legalidad?

En 2009, la prensa occidental mediatizó fuertemente la entrevista que el presidente Barack Obama había concedido a Yoani Sánchez, lo que se consideró como un hecho excepcional. Sánchez también había afirmado haber mandado un cuestionario similar al presidente cubano Raúl Castro y que ése no se había dignado en responder a su solicitud. Sin embargo, los documentos confidenciales de la SINA, publicados por Wikileaks, contradicen esas declaraciones.

Se descubrió que en realidad fue un funcionario de la representación diplomática estadunidense en La Habana quien se encargó de redactar las respuestas a la disidente y no el presidente Obama. Más grave aún, Wikileaks reveló que Sánchez, contrariamente a sus afirmaciones, jamás mandó un cuestionario a Raúl Castro. El jefe de la SINA, Jonathan D. Farrar, confirmó esta realidad en un correo enviado al Departamento de Estado: Ella no esperaba una respuesta de éste, pues confesó que nunca las [preguntas] había mandado al presidente cubano.

La cuenta Twitter de Yoani Sánchez

Además del sitio Internet Generación Y, Yoani Sánchez dispone también de una cuenta Twitter y reivindica más de 214 mil seguidores (registrados hasta el 12 de febrero de 2012). Sólo 32 de ellos residen en Cuba. Por su lado, la disidente cubana sigue a más de 80 mil personas. En su perfil, Sánchez se presenta del siguiente modo: Blogger, resido en La Habana y cuento mi realidad en trozos de 140 caracteres. Twitteo vía sms sin acceso a la web.

No obstante, la versión de Yoani Sánchez es difícilmente creíble. En efecto, resulta absolutamente imposible seguir a más de 80 mil personas, sólo por sms o a partir de una conexión semanal desde un hotel. Un acceso diario a la red es indispensable para ello.

La popularidad en la red social Twitter depende del número de seguidores. Cuanto más numerosos son, mayor es la exposición de la cuenta. Del mismo modo, existe una fuerte correlación entre el número de personas seguidas y la visibilidad de la propia cuenta. La técnica que consiste en seguir numerosas cuentas se utiliza comúnmente para fines comerciales, así como por la clase política durante las campañas electorales.

El sitio www.followerwonk.com permite analizar el perfil de los seguidores de cualquier miembro de la comunidad Twitter. El estudio del caso Yoani Sánchez es revelador en varios aspectos. Un análisis de los datos de la cuenta Twitter de la bloguera cubana, que se realizó a través del sitio, revela a partir de 2010 una impresionante actividad de la cuenta de Yoani Sánchez. Así, a partir de junio de 2010, Sánchez se ha inscrito en más de 200 cuentas Twitter diferentes cada día, con picos que podían alcanzar 700 cuentas en 24 horas. A menos de pasar horas enteras del día y de la noche en ello –lo que parece altamente improbable– resulta imposible abonarse a tantas cuentas en tan poco tiempo. Parece entonces que ha sido generado mediante un robot informático.

Del mismo modo, se descubre que cerca de 50 mil seguidores de Sánchez son en realidad cuentas fantasmas o inactivas, que crean la ilusión de que la bloguera cubana goza de una gran popularidad en las redes sociales. En efecto, de los 214 mil 63 perfiles de la cuenta @yoanisanchez, 27 mil 12 son huevos (sin foto) y 20 mil revisten las características de cuentas fantasmas con una actividad inexistente en la red (de cero a tres mensajes mandados desde la creación de la cuenta).

Entre las cuentas fantasmas que siguen a Yoani Sánchez en Twitter, 3 mil 363 no tienen a ningún seguidor y 2 mil 897 sólo siguen la cuenta de la bloguera, así como a uno o dos cuentas. Del mismo modo, algunas cuentas presentan características bastante extrañas: no tiene ningún seguidor, sólo siguen a Yoani Sánchez y han emitido más de 2 mil mensajes.

Esta operación destinada a crear una popularidad ficticia vía Twitter es imposible de realizar sin acceso a Internet. Necesita también un apoyo tecnológico así como un presupuesto consecuente. Según una investigación que realizó el diario La Jornada, titulada El ciberacarreo, la nueva estrategia de los políticos en Twitter, sobre operaciones que implicaban a candidatos presidenciales mexicanos, numerosas empresas de Estados Unidos, Asia y América Latina ofrecen este servicio de popularidad ficticia (ciberacarreo) a precios elevados. “Por un ejército de 25 mil seguidores inventados en Twitter –dice el periódico– se pagan hasta 2 mil dólares, y por 500 perfiles manejados por 50 personas se pueden gastar entre 12 mil y 15 mil dólares”.

Yoani Sánchez emite un promedio de 9.3 mensajes al día. En 2011, la bloguera publicó un promedio de 400 mensajes al mes. El precio de un mensaje en Cuba es de un peso convertible (CUC), lo que representa un total de 400 CUC mensuales. El salario mínimo en Cuba es de 420 pesos cubanos, es decir alrededor de 16 CUC. Cada mes Yoani Sánchez gasta el equivalente de dos años de salario mínimo en Cuba. Así, la bloguera gasta en Cuba una suma que corresponde, si fuera francesa, a 25 mil euros mensuales en Twitter, es decir 300 mil euros anuales. ¿De dónde proceden los recursos necesarios a estas actividades?

Otras preguntas surgen de modo inevitable. ¿Cómo Yoani Sánchez puede seguir a más de 80 mil cuentas sin un acceso permanente a Internet? ¿Cómo ha podido abonarse a cerca de 200 cuentas diferentes diarias como promedio desde junio de 2010, con picos que superan las 700 cuentas? ¿Cuántas personas siguen realmente las actividades de la opositora cubana en la red social? ¿Quién financia la creación de las cuentas ficticias? ¿Con qué objetivo? ¿Cuáles son los intereses que se esconden detrás de la figura de Yoani Sánchez?

* Salim Lamrani, graduado de la Universidad de La Sorbona, es profesor encargado de cursos en la Universidad Paris-Descartes y la Universidad París-Est Marne-la-Vallée y periodista francés, especialista en las relaciones entre Cuba y Estados Unidos. Autor de Fidel Castro, Cuba y Estados Unidos (2007) y Doble Moral. Cuba, la Unión Europea y los derechos humanos (2008), entre otros libros.

26.2.12

SOMOS MUCHOS

 

Ai se eu te pego, capital!

Ai se eu te pego, capital!

26 de Fevereiro de 2012

Por aline, daniel e vinícius, gravado em Alta Floresta/MT, no dia 25 de fevereiro de 2012.

Foi feito a partir da música "Ai, se eu te pego", de Sharon Acioly e Antonio Digs (em parceria com Karine Assis Vinagre, Aline Medeiros da Fonseca e Amanda Grasiele Mesquita Teixeira da Cruz). Esta música foi interpretada por Cangaia de Jegue e Michel Teló.

Esta versão é uma paródia, criada pelas/os organizadoras/es das manifestações em Lisboa no dia 11 de fevereiro de 2012 ( "Ai, não nos calam", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=aUfU0nf1kpw ). Nós fizemos algumas alterações na letra e incluímos um trecho da música "Comandante Che Guevara" ao final.

Segue abaixo a letra na sua versão final:

Basta, já chega, que o capital nos roube!
Ai, não nos calam
Ai não, não nos calam

Sábado, na passeata
A massa começou a gritar
E não há coisa mais linda
Que a coragem do povo a lutar

Basta, já chega, que o capital nos roube!
Ai, não nos calam
Ai não, não nos calam

Agrotóxicos e transgênicos: assim não há justiça
Ai, não nos calam
Ai não, não nos calam

Riqueza acumulada: assim não há justiça
Ai, não nos calam
Ai não, não nos calam

Economia verde: assim não há justiça
Ai, não nos calam
Ai não, não nos calam

Basta, já chega, que o capital nos roube!
Ai, não nos calam
Ai não, não nos calam

Y tu, querida presencia
Comandante Che Guevara!

Y tu, querida presencia
Comandante Che Guevara!

Viva la revolución!

País rico é país sem ricos.
Pela erradicação da riqueza extrema.

Assine o manifesto em:
http://cirandas.net/dtygel/blog/pais-rico-e-pais-sem-ricos

As cenas do fundo são do vídeo "World R-love-ution": http://www.youtube.com/watch?v=ctlW6vZgQuo

Fonte: http://cirandas.net/dtygel/blog/ai-se-eu-te-pego-capital

 

Pinheirinho e o desprezo tucano

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pinheirinho e o desprezo tucano

Por José Dirceu, em seu blog:

Uma das mais esperadas audiências públicas do país – a que se debruçaria sobre a violenta expulsão dos moradores do Pinheirinho, bairro de São José dos Campos (interior paulista), em 22 de janeiro – deu-se, ontem, na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Mas, apesar de convidadas, as principais autoridades responsáveis pela destruição completa de um bairro popular inteiro simplesmente não compareceram.

Até parece que foi tudo combinado. Nada do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB); nem da secretária de Justiça de São Paulo, Eloisa Arruda; muito menos do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ivan Sartori; ou demais autoridades envolvidas no caso.

Essas autoridades deram as costas não apenas a um convite feito pelo Senado, mas aos cidadãos que exigem respostas sobre o caso em que os protagonistas são, em sua maioria, tucanos. Coube a eles expulsar a cassetetes quase 9 mil pessoas de suas casas.

Deixaram de explicar a lógica por trás da ação

Ao não comparecerem à audiência pública no Senado deixaram, mais uma vez, de explicar qual é a lógica que justifica como um preceito constitucional – a exemplo do direito fundamental à moradia – foi submetido ao direito de crédito de uma massa falida em que os principais credores, hoje, são a prefeitura de São José dos Campos e a União. Ou seja, o próprio setor público, cuja função é zelar pelo bem estar do cidadão, principalmente o mais desassistido.

O fato é que nenhum discurso anti-petista proclamado em função deste trágico episódio – alguns dos quais se parecem com as antigas ladainhas anti-comunistas - poderá encobrir a vergonhosa decisão judicial e a violência praticada pela polícia sob as ordens dos governos tucanos. Muito menos conseguirá encobrir a total ausência do critério social e de justiça na decisão judicial e na ação do governo do PSDB.

Desprezo tucano

A ausência no Senado dos responsáveis pela reintegração de posse no Pinheirinho só confirma o tradicional desprezo tucano pelo papel de fiscalização do Legislativo. Basta ver como liquidaram na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), abrindo mão de qualquer resquício de fiscalização. Seus representantes estão sempre seguros de que a mídia vai lhes proteger e sempre se escondem atrás de um discurso anti-petista.

Mas, registre-se, a covarde e vergonhosa ação judicial e policial no Pinheirinho já está inscrita entre as maiores violações de direitos humanos do ano, inclusive, no âmbito mundial.

Postado por Miro às 19:10

http://altamiroborges.blogspot.com/2012/02/pinheirinho-e-o-desprezo-tucano.html?spref=fb

Site da Festa da Uva é invadido por hacker > O Caxiense

Site da Festa da Uva é invadido por hacker

por Carol De Barba | 26/02/2012 às 16:28

Página foi hackeada por volta das 15:00 deste domingo (26). Organização trabalha na solução do problema.

A página oficial da Festa da Uva foi hackeada na tarde deste domingo (26). A organização acredita que a invasão tenha acontecido por volta das 15:00.

Segundo a mensagem deixada no lugar do site, o responsável é o hacker @anonymou5.

O invasor deixou a seguinte mensagem:

“Se a Festa da Uva custou 12 milhões aos cofres públicos, sendo boa parte em marketing, quanto será que custou fazer o seu (trashy) site? É o que a sociedade gostaria de saber.”

Conforme a assessoria de Imprensa da Festa da Uva, a empresa responsável pelo site e a agência de publicidade do evento já estão tentando reverter a situação. A previsão é que a página volte ao normal em aproximadamente 40 minutos.

http://ocaxiense.com.br/2012/02/site-oficial-da-festa-da-uva-e-invadido/

24.2.12

Correa anunciará en los próximos días decisión de juicios contra prensa corrupta - teleSUR

Latinoamérica

 

Jueves 23 de Febrero de 2012, 10:27 am

Correa anunciará en los próximos días decisión de juicios contra prensa corrupta

Correa conversó la decisión con miembros de su gabinete de gobierno. (Foto: Efe)

El presidente ecuatoriano destacó que no permitirá que reivindicaciones personales afecten a la nación y al proyecto de revolución ciudadana. Anunció que en una carta abierta informará las decisiones que tomó repecto a procesos judiciales contra la prensa corrupta.

El presidente de Ecuador, Rafael Correa, informó que en los próximos días anunciará las decisiones que tomó respecto a los procesos judiciales ganados contra “la prensa corrupta” y destacó que emitirá una carta abierta al pueblo para evitar las “tergiversaciones de siempre”.

La agencia de noticias Andes, precisa este jueves que el mandatario señaló que el objetivo de acudir ante la justicia “es demostrar que mintieron, que brille la verdad. Demostrar autores coadyuvantes, los que permiten delitos y decirle al pueblo ecuatoriano que se rebele con la ley en la mano frente a la prensa corrupta”.

El Jefe de Estado no adelantó en qué consiste la decisión, pero resaltó que fueron conversadas y acordadas con el gabinete de su gobierno, quienes “compartieron conmigo esa decisión, que siempre estuvo tomada”.

Correa aseguró que jamás permitirá que reivindicaciones personales, incluso legítimas, afecten al país y a su proyecto de “revolución ciudadana”.

En referencia al caso del diario El Universo, Rafael Correa, explicó que el motivo del caso no era privar de libertad a nadie, “los objetivos fueron demostrar que el medio mintió y se ha ratificado que debe haber responsabilidad ulterior por esa mentira y no solo se debía acusar al instrumento, al irresponsable que no tenía nada que perder, sino a aquellos que lo utilizaron para insultar”.

“El objetivo era demostrar que la empresa que generó estos hechos era responsable, no penalmente pero sino por daños y perjuicios (...) Le hemos demostrado al Ecuador, Latinoamérica y al mundo entero que se puede enfrentar exitosamente”, añadió.

En tal sentido, el Presidente ecuatoriano se preguntó "en nombre de qué libertad una persona puede aceptar que le llamen asesino o criminal de lesa humanidad o que se insinúe que es un corrupto" y rechazó lo que calificó de campaña nacional e internacional de medios de prensa, que difunden editoriales agresivos rompiendo el principio de contrastar la información.

Urgencia de un nuevo sistema interamericano

El mandatario ecuatoriano subrayó que del proceso emprendido contra El Universo ha aprendido “muchísimas cosas”, entre ellas, que “el sistema de la Organización de Estados Americanos (OEA) está totalmente tomado por ciertos países hegemónicos, por el 'onegecismo' de derecha, por burocracia internacional que se cree por encima de los estados soberanos”.

Este miércoles Correa señalo que es un “disparate total” el pedido de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) para que Ecuador suspenda la ejecución de una sentencia judicial en contra del diario El Universo, por injurias en su contra.

"Responderemos como corresponde, pero esto ratifica una vez más la urgencia de un nuevo sistema interamericano, liberado de países hegemónicos y del gran capital", apuntó el mandatario.

http://www.telesurtv.net/articulos/presidente-correa-anunciara-decision-de-juicios-contra-la-prensa-corrupta

P R E S I D E N T E S da AMÉRICA LATINA

rede sementes crioulas Romaria da Terra

A CPT Diocesana expôs sementes crioulas na Romaria

 

Uma das tendas mais visitadas na Romaria da Terra foi a tenda do Banco de Sementes Crioulas da CPT de nossa Diocese. Lá as pessoas puderam conhecer as sementes e levar um pouquinho para suas casas para plantar, também puderam trocar experiências e idéias sobre a produção de alimentos ecológicos e conhecer a idéia da Rede de Sementes Crioulas que é uma articulação internacional na defesa das sementes crioulas e da luta dos pequenos agricultores e agricultoras.

 

Mais uma vez reafirmamos a importância do trabalho da CPT na recuperação das sementes crioulas, no Banco de Sementes Crioulas e na formação da agroecologia. Diante disso ressaltamos a importância de ter políticas públicas voltadas a produção de alimentos ecológicos a partir de sementes crioulas.

 

Oldi Helena Jantsch

Coord.da CPT Diocesana e EJR

23.2.12

GONZAGUINHA - especial, hoje, em caxias

hoje o lembrado e homenageado na série 'grandes nomes', no zaraba, é o GONZAGUINHA.

lembra? conhece? é/foi dos nossos compositores e intérpretes mais expressivos!

aqui, uma das canções dele:

 

 

Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando

Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando

 

Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo

Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção

 

E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar

 

Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar

 

(Sangrando - Gonzaguinha)

IFRS - Campus Caxias do Sul

 

Abertas as inscrições para processo seletivo complementar 2012/1

 

Vagas nos cursos:

- Técnico em Plástico (integrado)

- Licenciatura em Matemática

- Tecnologia em Processos Metalúrgicos

 

Leia Mais: http://caxias.ifrs.edu.br/site/

           

Clique AQUI para ver o edital.

Faça AQUI a sua inscrição (de 17/02 a 29/02)

 

O câmpus Caxias do Sul, do IFRS, abre processo seletivo complementar para ingresso de alunos no primeiro semestre letivo de 2012, nos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio e Superiores.

A seleção será realizada através de uma redação, em uma única etapa, para ingresso nos cursos:

 

a) Curso de Educação Profissional - Técnico de Nível Médio Integrado: (é necessário ter concluído o Ensino Fundamental)

 

- Técnico em Plástico

Turno: manhã

Duração: 4 anos + estágio

Vagas: 4

 

b) Cursos de Educação Profissional - Cursos Superiores: (é necessário ter concluído o Ensino Médio)

- Licenciatura em Matemática

Turno: Noite

Duração: 8 semestres

Vagas: 16

 

- Tecnologia em Processos Metalúrgicos

Turno: Tarde

Duração: 8 semestres

Vagas: 6

 

 

Cronograma do processo seletivo:

17/02 a 29/02/2012 - Período de Inscrições (exclusivamente pela Internet) nos sítios www.caxias.ifrs.edu.br

17/02 a 28/02/2012 - Período para solicitação de Atendimento/Condição Especial para pessoas com necessidades especiais

01/03/2012 - Divulgação de Candidatos Inscritos Homologados e de Local de Prova

03/03/2012 - Realização da prova escrita na sede do câmpus - Redação às 9h

06/03/2012 - Divulgação dos resultados finais (lista dos classificados)

07 e 08/03/2012  - Matrícula dos candidatos classificados em primeira chamada

09/03/2012 - Divulgação da lista de candidatos classificados em segunda chamada

10/03/2012 - Matrícula dos candidatos classificados em segunda chamada

 

As inscrições serão realizadas somente pela Internet, no período de 17/02 a 29/02/2012. Aos candidatos que não disponham de acesso à Internet serão disponibilizados computadores para a inscrição no processo seletivo, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, na rua Mário de Boni, 2.250, bairro Floresta.

 

As provas serão realizadas na sede provisória do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - câmpus Caxias do Sul, na rua Mário de Boni, 2.250, bairro Floresta.

 

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início, munido do documento de identidade original com foto que originou sua inscrição e caneta esferográfica de ponta grossa de tinta azul ou preta.

 

Não será permitida a entrada de candidatos ao local da prova após o fechamento dos portões, que ocorrerá às 8h55.

frase sobre homens e mulheres...

22.2.12

Paises del ALBA reducieron a 98% el analfabetismo con su poblacion en los ultimos siete anos. 21 fev 12

Martes 21 de Febrero de 2012,   agencia telesur, caracas.

Países del ALBA han reducido en 98% el anafabetismo en siete años

 

La embajadora boliviana destacó que los países del ALBA redujeron el analfabetismo en 98%. (Foto: Abc.es)

Durante la celebración del VII Aniversario del ALBA en España, la embajadora boliviana en el país ibérico destacó los avances hechos por las naciones del organismo de integración en la lucha contra el analfabetismo y la pobreza.

 

     

En los últimos siete años los países de la Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América (ALBA) han logrado que el 98 por ciento de su población total supere el analfabestismo, así como también han alcanzado una tasa de escolaridad de 94 por ciento y que 10 millones de sus ciudadanos salgan de su situación de pobreza, informó este martes la embajadora boliviana en España, María del Carmen Almendras.

Almendras realizó estas declaraciones durante la recepción conmemorativa del VII Aniversario del ALBA-Tratado de Comercio de los Pueblos (TCP) que se realizó en la capital, Madrid.

La diplomática también resaltó los logros alcanzados por el ALBA con la Operación Milagro, gracias a la que casi siete millones de personas pobres de Latinoamérica han sido atendidas para ser curadas de afecciones oftalmológicas.

En esta celebración estuvieron presentes los diplomáticos de todos los países del ALBA que están acreditados en España, así como también representantes de los diferentes ministerios, partidos políticos, empresarios, inversionistas y periodistas, entre otros sectores, tanto españoles como latinoamericanos.

En total, al evento asistieron 400 invitados entre los que se encontraban el canciller de Nicaragua, Samuel Santos, quien realizó un brindis por el organismo, así como también para ofrecer todo su apoyo a Argentina en la lucha por la soberanía de Las Malvinas.

Por último, la funcionaria boliviana destacó la buena relación que existe entre los países del ALBA, además de la ancestral conexión que existe entre América Latina y España.

El ALBA es una alianza impulsada por Cuba y Venezuela. Actualmente ocho países con una población de 75 millones de habitantes forman parte del organismo entre los que se encuentran Ecuador, Bolivia, Nicaragua, Antigua y Barbuda, Dominica y San Vicente y las Granadinas.

teleSUR - Andes- Rebelión - Abc.es /jl-MM

Malafaia pode virar réu por homofobia

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

 

Por Altamiro Borges

O jornalista Fernando Porfírio, do sítio Brasil 247, divulga hoje uma notícia que pode representar um breque na cruzada moralista e preconceituosa que tomou conta do país nos últimos dias. “O Ministério Público Federal quer que a Justiça obrigue o programa ‘Vitória em Cristo’, exibido pela Rede Bandeirantes, a se retratar dos comentários homofóbicos feitos pelo pastor Silas Malafaia”.

Em julho do ano passado, o raivoso pastor usou uma concessão pública de TV para destinar ódio. Ele pregou “baixar o porrete” e “entrar de pau” contra os integrantes da Parada Gay. Seu “sermão” gerou protestos imediatos e o protocolo de uma reclamação junto ao Ministério Público Federal (MPF) – o que motivou a abertura de inquérito civil para apurar o caso.

Discurso de ódio e liberdade de expressão

Ouvido pelo MPF, Silas Malafaia alegou que as gírias eram uma força de expressão. Mas a desculpa não convenceu o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias: “Mais do que expressar uma opinião, as palavras do réu em programa veiculado em rede nacional configuram um discurso de ódio, não condizente com as funções constitucionais da comunicação social”.

Para o procurador, as gírias utilizadas tiveram um nítido conteúdo homofóbico. “Ainda que sua crença não coadune com a prática homossexual, incitar a violência ou o desrespeito a homossexuais extrapola seus direitos de livre expressão”, argumentou. Daí o pedido encaminhado pelo MPF de que o “pastor” se retrate dos seus comentários homofóbicos diante de seus telespectadores.

Ação atinge a TV Bandeirantes

Silas Malafaia é um notório reacionário. Explora a telinha para fazer suas pregações moralistas e direitistas, seguindo os lucrativos passos de tele-evangelistas dos EUA. Na campanha eleitoral de 2010, ele abusou dos preconceitos para defender a candidatura do tucano José Serra. Ele também radicaliza o discurso, usando suas gírias, para aumentar “sua bancada” no Congresso Nacional.

De acordo com o pedido do MPF, a retratação deverá ter, no mínimo, o dobro do tempo usado nos comentários preconceituosos. A ação também é movida contra a TV Bandeirantes. “A emissora é uma concessionária do serviço público federal de radiodifusão e deve compatibilizar sua atuação com preceitos fundamentais como o direito à honra e à não discriminação”, justifica o MPF.

Tranco na onda moralista e preconceituosa

A solicitação do Ministério Público Federal representa um tranco na recente onda conservadora na sociedade. Nos últimos dias, setores das igrejas católica e evangélica têm erguido a voz para impor suas visões moralistas e preconceituosas. Esquecendo-se que o Brasil é um país laico, tentam agendar a política – com discursos furiosos contra o rotulado “kit gay” e o direito ao aborto.

Nesta campanha reacionária, bispos e pastores já escolheram seus alvos: os ministros Gilberto Carvalho e Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e o ex-ministro Fernando Haddad. Eles contam ainda com o apoio de alguns deputados – seguidores enrustidos de Jair Bolsonaro. O MPF também devia ficar atento às suas posições homofóbicas e preconceituosas.

Miro

http://altamiroborges.blogspot.com/2012/02/malafaia-pode-virar-reu-por-homofobia.html?spref=tw

 

TV Globo dançou no Carnaval

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

 

Por Altamiro Borges

Apesar de toda a parafernália, a audiência da TV Globo despencou no Carnaval. Segundo o Ibope, a emissora registrou uma das piores quedas dos últimos anos. Na primeira noite do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, no domingo (19), ela perdeu 20% da audiência, na comparação com 2011. Na média, ela marcou 8,3 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

A queda da audiência da emissora na transmissão do Carnaval vem se acentuando a cada ano. Em 2011, ela registrou 10,4 ponto; em 2010, a média foi de 10,9; já em 2009, ela atingiu 12,5 pontos no Ibope. A decadência tem várias causas. A principal parece ser a do aumento da concorrência. O programa Domingo Espetacular, comandado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim na TV Record, marcou 15 pontos no Ibope das 21h às 23h32 do dia 19.

Outra explicação é a da perda de criatividade da TV Globo. Todo ano é a mesma batida, numa mesmice que incomoda os telespectadores. Há também o fator internet, com milhões de pessoas fugindo da chatice da televisão. Lógico que nada disso deve incomodar muito o império global. Afinal, ele continua ganhando fortunas com a publicidade aberta e o merchandising enrustido nos desfiles. Mas um dia a casa pode cair!

Miro

http://altamiroborges.blogspot.com/2012/02/tv-globo-dancou-no-carnaval.html?spref=tw

Caxias > AMOBS DA ZONA LESTE PARALISAM BR 116 PRÓXIMO A ANA RECH

Bairro Serrano - Jardim Eldorado e demais Bairros em Ação

 

AMOBS DA ZONA LESTE PARALISAM BR 116 PRÓXIMO A ANA RECH


21/02/2012

foto: Juliano Valin Soares


Uma paralisação aconteceu na última sexta-feira dia 17 de Fevereiro por volta das 17 horas na BR 116, organizada pelas AMOBS dos bairros Serrano, Jardim Iracema, Eldorado, Adorado, Santo Antônio, entre outras comunidades. As lideranças pediram a Prefeitura Municipal, Governo do RS, Daer. Semáforos, Passarelas. Esta movimentação aconteceu junto a oito quilômetros da BR-116, do trecho entre Ana Rech e o Monumento ao Imigrante.

 

Conforme as lideranças das comunidades seis pessoas morreram no trânsito no ano passado e 114 ficaram feridas em 642 acidentes. Com isto mais de 10 bairros da região leste de Caxias bloquearam parcialmente por uma hora a rodovia nos km 142 e 143, em frente ao acesso do bairro Serrano. Os moradores cobram a implantação de dois semáforos (nos acessos aos bairros Serrano e Jardim Eldorado) e quatro passarelas (nos bairros Ana Rech, Castelo, próximo à Universidade de Caxias do Sul e no São Ciro).

 

 

Lideranças conversando com radialista


Conforme informações das lideranças da AMOBS, uma reivindicação era a construção de uma passarela para pedestres no bairro São Ciro, no KM 146, sendo que uma das estruturas era para estar pronta. No dia 28 de junho, foi assinado o contrato para a construção da estrutura, mas no local, há somente muretas e placas anunciando a construção. Por isto a população cobrou que os projetos saiam do papel.

 

 

 

 

Estiveram na manifestação a Vereadora Denise Pessoa e o Presidente do Sindiserv Sr. João Dorlan que contribuíram com Carro de Son e lideranças de outros bairros próximos, além da Imprensa que não se omitiu em divulgar as informações e cobrar por resultados, como a Rádio São Francisco, Rádio Caxias, Radio Viva FM, Jornal o Serrano, Jornal Pioneiro, Jornal Dos Bairros, Jornal Observatório, TV Caxias e RBS TV.

 

 

Justina Inês Rech Ribeiro Conselheira Municipal da Saúde Região Leste cobrou solução o mais breve dos órgãos competentes da cidade, Daer, do Estado do RS. “- precisemos de melhorias urgentes em defesa da região leste de Caxias”.

 

 

 

O Diretor de obras da AMOB Serrano, Conselheiro Municipal da Saúde Região Leste, Juliano Valim Soares, na abertura da paralisação cobrou por melhorias na região, principalmente dois semáforos na entrada do Bairro Serrano e Jardim Eldorado e pediu explicações da Passarela em frente Agrale: “Juliano questionou a imprensa e aos presentes, isto é uma artimanha políticas?”. Estão esperando morrer mais quantas pessoas para acabar a obra? Estão esperando a véspera das eleições para se promover e acabar a obra? Queremos solução.

 

 

 

 

 

Juliano disse que caso, isto não for resolvido, vamos parar novamente em Breve, ele ainda espera que o Município, Daer ou Estado se pronuncie juntamente a UAB para fornecer explicação dos Protocolos e solução das melhorias solicitadas. É fácil iniciar a obra e deixar no esquecimento enquanto morre pedestre em uma cidade que cresce desordenadamente sem infra-estrutura, sem vias alternativas, Caxias é o 2º maior pólo metal mecânico do País. Esperamos que nestes momentos pudessem participar mais vereadores e Deputados tentando nos ajudar e não apareçam na véspera das eleições com mais, mais, mais, mais promessas, promessas, promessas….Esperamos políticos igual à Vereadora Denise Pessoa que encaminhou os protocolos e o Presidente do Sindiserv Sr. João Dorlan, Valdir UAB que estão contribuindo pela região Leste.

 

Valdir Fernandes Walter, UAB pediu melhorias em todas as entradas de bairros, passarelas é umas das grandes alternativas para evitar acidentes com pedestre. O Serrano e Jardim eldorado é entrada de grandes Bairros e fluxo de Carros é intenso, precisa de semáforos urgente.

 

 

 

A Vereadora Denise se prontificou que a luta continua até obtermos uma solução na região e a união dos bairros é fundamental neste momento. Os protocolos foram feitos, mas não obtermos as melhorias necessárias. Vamos continuar cobrando.

 

Vereadora Denize ao lado das lideranças da zona leste

 

O Presidente do Sindiserv Sr. João Dorlan se prontificou em seu manifesto que o Sindiserv esta a disposição para o que for necessário é parceiro nesta luta, é Conselheiro Municipal da Saúde qual é dever de lutar em defesa da integridade das pessoas da nossa Cidade.

 

 

 

 

O Padre Adilson Zílio cobrou solução o mais breve. Estão esperando morrer mais quantas pessoas nesta BR. Onde estão os políticos desta Cidade neste momento ou só na véspera das eleições para solicitar votos.

 

Padre Adilson falando sobre os acidentes no local

 

O Presidente do Bairro Serrano Claudir Girardi (Kiko) Queremos que alguém se prontifique e nos ajude nesta causa para cobrar o Município, Estado, Daer, só temos a Vereadora Denise envolvida nesta Causa, onde estão os Deputados e Vereadores, só aprecem nas festas e véspera de eleições para conquistar votos ou nas inaugurações de alguma obra que as lideranças lutam para as conquistas. Ajudem a região leste ou vamos parar a BR 116 nova mente e sem trégua. “ – não vai passar um carro se quer”. O Bairro Serrano – Jardim Eldorado e demais Bairros tem que ser respeitado e ouvido independente da hierarquia da Sociedade. Somos trabalhadores em lutamos em defesa das causas justas.

Presidente KIKO da AMOB Serrano, ao lado das lideranças no protexto na BR 116

 

O jornal Observatório estará de olho no que acontece, sempre acompanhando os fatos e os acontecimentos da nossa cidade. Por isto como o slogan diz estamos de olho no que acontece e cobrando melhorias para a população geral na cidade, vamos estar de olho neste assunto e cobrando das autoridades.

Publicado em http://www.jornalobservatorio.com.br/

 

Fonte: http://julianovalimsoares.blogspot.com/2012/02/bairro-serrano-jardim-eldorado-e-demais.html

 


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz